ASSUSTADOR! Pesquisadores descobrem novo sintoma bizarro do coronavírus

Um novo sintoma estranho associado ao coronavírus foi identificado por cientistas e gera preocupações sobre os efeitos prolongados da doença.



Fadiga, tosse seca, dor de cabeça e menor capacidade olfativa: estes são os sintomas mais comuns da COVID-19. O vírus que se espalhou pelo mundo entre 2019 e 2020, fez milhares de vítimas. As vacinas seguem sendo estudadas para que se tornem mais eficazes, mas novos sintomas intrigam especialistas. A cegueira facial é o novo sintoma ligado ao coronavírus! 

Veja também: Se estiver faltando magnésio no seu corpo, estes 7 sintomas são um sinal

Entenda o que significa COVID longa 

A COVID longa é um termo aplicado nos casos de pacientes que demoraram para se recuperar da infecção. Nesse caso, o desgaste do sistema imunológico refletiu em quadros de saúde mais preocupantes.

Por exemplo, perda de memória, falta de concentração e declínio cognitivo são resultantes dessa fase mais longa de incubação viral. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 10% e 20% da população passou por isso. 

Prosopagnosia: sintoma estranho ligado à COVID-19 

Parece que a lista de sintomas do coronavírus não para de crescer e a cegueira facial já foi considerada. Um estudo da Universidade New Hampshire relatou o caso de uma mulher de 28 anos na Revista Córtex. 

A jovem pegou COVID-19 em 2020 e os médicos responsáveis pela sua avaliação, notaram algo diferente. Ela começou a ter uma espécie de dificuldade de identificar rostos, incluindo o do próprio pai. 

Rapidamente um grupo de pesquisa se dispôs a estudar seu caso, concluindo que poderia ser uma resposta ao vírus. Assim como outros pacientes, seu sistema neurológico deixou de emitir algumas respostas vitais. 

Todo mundo que pegar coronavírus pode ter cegueira facial? 

As análises da cegueira noturna em Annie e outras ocorrências precisam ser detalhadas. Ainda não se sabe exatamente o que potencializa esse sintoma nas pessoas e qual a chance de reverter o quadro após o diagnóstico. 

A prosopagnosia não impede que uma pessoa enxergue completamente, mas apenas dificulta a associação de certos elementos. É por isso que o rosto de parentes e amigos ficam irreconhecíveis, parecendo estranhos. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário