scorecardresearch ghost pixel



Alimentos que fortalecem o seu sistema imunológico

Para manter a saúde firme durante o inverno podemos apostar em alguns alimentos que ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico.



Com a proximidade do inverno é comum as pessoas contraírem mais gripes e resfriados. Há uma série de fatores que contribuem para isso. Nos dias mais frios, temos a tendência de pegarmos menos sol, o que faz com que os índices de vitamina D caiam bastante. As casas e ambientes costumam ficar mais fechados, isso faz com que não circule o ar e que o vírus da gripe (Influenza) fique mais fácil de ser propagado.

Veja também: Isto é o que acontece com o corpo quando tomamos pouca água

Devemos cuidar da saúde durante o ano inteiro, mas durante as épocas mais frias alguns cuidados devem ser redobrados para evitar que nosso sistema imunológico caia e evitarmos doenças, além de evitar estar em locais que colocam a saúde à prova, como andar com pouco agasalho ou se molhar e permanecer com roupas úmidas.



Além disso, para manter a saúde firme durante o inverno, podemos apostar em alguns alimentos que ajudam a fortalecer nosso sistema imunológico. Alimentos com nutrientes como vitamina C, que é bastante usada para combater resfriados e gripes, além de agir como um antioxidante do organismo, fortalece o sistema imunológico.

Outro nutriente muito importante que precisamos nessa época é a vitamina B6 ou Piridoxina. Esse micronutriente é capaz de regular funções do sistema nervoso central, estimula a produção de neurotransmissores e protege os neurônios.

Além da vitamina C e da vitamina B6, não podemos nos esquecer de um mineral essencial para fortalecer a imunidade, que é o zinco. Esse mineral ajuda a manter o bom funcionamento de diversas enzimas em nosso organismo, além de colaborar para diminuição do acúmulo de gordura corporal e controle da resistência insulínica, principal fator que leva a diabetes tipo 2.

Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Frutas cítricas: por conter boas doses de vitamina C, são ótimas opções para combater gripes e resfriados, além de combater infecções e inflamações. Dentre elas podemos incluir a laranja, tangerina, uva, kiwi, morango, maracujá e limão.



Brócolis: um vegetal repleto de micronutrientes como vitaminas A, C e E, contém fibras e antioxidantes. Uma dica para manter os nutrientes desse alimento é cozinhar no vapor.

Alho: ótimo para combater fungos e bactérias invasivas no organismo. Tem efeito anti-inflamatório e ajuda a melhorar doenças inflamatórias. O alimento pode ser usado pelo menos 1 vez por dia.

Iogurte: consumir esse alimento é um ótimo repositor de vitamina D, que ajuda a equilibrar o sistema imunológico, podendo aumentar as defesas naturais do organismo.

Cúrcuma: eficaz no tratamento da artrite reumatoide e osteoartrite. É um excelente alimento anti-inflamatório que fortalece o sistema imunológico, além de ser um antiviral. Esse alimento pode ser usado misturado com outras especiarias como pó de pimenta ou ser adicionado como tempero em diversos pratos.

Chá verde: os compostos existentes no chá verde e no chá preto são flavonoides e antioxidantes, além de ser boa fonte de aminoácido L-teanina, que ajuda na produção de compostos que evitam a ação de germes nas células T.

Carnes e aves: são ricas em proteínas e vitaminas do complexo B, micronutrientes capazes de combater doenças infecciosas e processos inflamatórios. Esses alimentos além de proteger o sistema imunológico, ajudam a diminuir riscos de doenças como o câncer, Alzheimer e doenças cardiovasculares.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário