Começou nesta quarta-feira, 1º, o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, evento que promete ajudar clientes com dívidas em bancos. O evento é organizado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons dos estados.
Leia mais: Sonho do iPhone: leilão da Receita oferece itens da Apple a partir de R$ 1.000
Até o dia 31 de março, consumidores inadimplentes poderão negociar débitos de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito. Operações financeiras com bens dados em garantia não participam da campanha.
O pedido de renegociação pode ser feito no site Consumidor.gov.br, ou diretamente por meio dos canais de atendimento do banco credor. Para acessar o portal do governo, é necessário ter uma credencial prata ou ouro no sistema Gov.br.
As condições especiais para pagamento das dívidas são estabelecidas pela própria instituição. Caso esteja de acordo com os termos, o cliente pode assinar o contrato. Se não estiver, é possível apresentar uma contraproposta.
Bancos participantes
A lista de instituições participantes do mutirão pode ser encontrada no site meubolsoemdia.com.br, opção “Mutirão de Negociação e Orientação Financeira 2023”. O portal também reúne os canais de contatos com os bancos e outras informações importantes para negociar sua dívida.
A Febraban informou que cerca de 2,325 milhões de contratos foram renegociados na última edição do evento, realizada em novembro de 2022.