Calorias negativas: 6 alimentos que você pode comer sem nenhuma culpa

Já ouviu falar dos alimentos com calorias negativas? Eles não podem faltar na rotina de quem está buscando perder peso.



Já ouviu falar dos alimentos com calorias negativas? Eles são chamados assim porque o seu corpo acaba queimando mais calorias para digerir esses alimentos do que as calorias que eles fornecem. Não significa que esses alimentos não tenham calorias, mas sim que você pode comer bastante sem se preocupar em engordar.

Veja também: Quer emagrecer com saúde? Estes 10 alimentos NÃO podem faltar na sua dieta

Calorias negativas x calorias vazias

Existem dois tipos de alimentos: os de calorias vazias, que são os que só fazem engordar e não têm valor nutricional, como fast food e açúcar refinado; e os de calorias negativas, que são nutritivos e têm poucas calorias, como alimentos ricos em fibras ou com baixo índice glicêmico.

Os alimentos ricos em fibras são ótimos porque demoram mais para serem eliminados do corpo e fazem com que você sinta menos fome. Eles também liberam açúcar lentamente, o que faz com que o corpo absorva mais devagar e armazene menos como gordura. Então, se você quer perder peso, inclua esses alimentos na sua dieta.

Quais são os alimentos nessa categoria?

O aipo é top dos alimentos com calorias negativas, com apenas 16 calorias por 100 gramas. E ainda é rico em fibras, vitamina A, vitamina C e ácido fólico. Já as frutas vermelhas como framboesas, mirtilos e morangos também são ótimas, com apenas 32 calorias por meia xícara. Elas são conhecidas por serem anti-inflamatórias e antioxidantes, ótimas para o coração. A alface tem apenas 6 calorias por 100 gramas e ainda é rica em fibras, vitamina B, ácido fólico e manganês. 

Por sua vez, as cenouras têm cerca de 41 calorias por 100 gramas e são uma ótima fonte de fibras alimentares, vitamina A, vitamina C, vitamina K, manganês e potássio. Super hidratantes, os pepinos têm apenas cerca de 16 calorias por 100 gramas e são ricos em minerais, vitaminas e eletrólitos. 

Além disso, o tomate é outra opção incrível, com cerca de 19 calorias por 100 gramas, ele é uma fonte de fibra dietética, potássio e vitamina C, e pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol. Por fim, a abobrinha tem cerca de 18 calorias por 100 gramas e seus fitonutrientes ajudam no equilíbrio hídrico do corpo e na regularidade intestinal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário