O governo federal anunciou que vai iniciar em breve a distribuição de novos cartões do Bolsa Família. A primeira rodada de pagamentos do programa de transferência de renda após a reformulação nas regras começou no dia 20 de março e segue até o próximo dia 31.
Leia mais: Chuvas: Inmet faz alerta de PERIGO para mais de MIL cidades; veja lista
Nos últimos meses, milhões de pessoas começaram a receber o benefício, sendo quase 700 mil somente neste mês. Por conta das novas inclusões, muita gente ainda não tem o cartão do programa para facilitar a movimentação dos recursos.
Distribuição começa em breve
A entrega dos dispositivos começará em abril. Segundo a presidente da Caixa Econômica, Rita Serrano, produto terá a função débito para ampliar as possibilidades para os beneficiários.
“O cartão de débito vai facilitar movimentarem as contas e garante a bancarização, porque todos os beneficiários terão uma conta, uma poupança digital aberta pela Caixa. Então nós vamos bancarizar a população e facilitar a retirada desses recursos, pagamento em mercados, então a ideia é essa: facilitar para que ninguém fique na fila”, disse Serrano.
A distribuição será feita pelos Correios, nos endereços informados no Cadastro Único (CadÚnico), por isso é preciso manter as informações atualizadas. Caso o local esteja incorreto, é importante procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para corrigir o dado.
E quem não tem cartão?
Enquanto o cartão não chega, os cidadãos podem movimentar o saldo do benefício pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível realizar transferências, pagar contas, fazer Pix e até gerar um código de saque para resgatar o dinheiro físico.
Outra opção é comparecer a uma das agências da Caixa Econômica Federal e cadastrar uma senha para realizar saques em lotéricas e bancos.
Vale lembrar que quem recebeu o cartão do antigo Auxílio Brasil pode continuar utilizando o produto sem nenhum problema.
Bolsa Família em março
O programa voltou no dia 20 com adicionais para famílias com crianças de até seis anos e outras novidades. Os pagamentos são feitos conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do aprovado, veja o calendário do Bolsa Família:
- 20/03 – NIS final 1
- 21/03 – NIS final 2
- 22/03 – NIS final 3
- 23/03 – NIS final 4
- 24/03 – NIS final 5
- 27/03 – NIS final 6
- 28/03 – NIS final 7
- 29/03 – NIS final 8
- 30/03 – NIS final 9
- 31/03 – NIS final 0