A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vêm passando por algumas mudanças nos últimos anos, com o intuito de garantir uma maior segurança para o documento e adequá-lo ao padrão internacional de documentação. Apesar disso, ainda não é necessário que os condutores se preocupem em correr para garantir a nova versão.
Leia mais: Motoristas com dívidas correm risco de ter a CNH apreendida; como resolver?
Isso porque as habilitações tradicionais continuarão valendo até o fim de sua validade.
Entre as principais mudanças da nova habilitação, podemos ressaltar a sua cor, o layout das informações e o prazo de validade para a renovação. Ela, a partir de agora, será renovada de acordo com a idade do condutor. Ademais, algumas novas subcategorias foram incluídas para facilitar a identificação nas fiscalizações.
Mudanças na CNH
Assim que pegar a nova carteira de habilitação, o condutor já irá perceber diferenças nas cores do documento. O antigo modelo, que era predominantemente verde escuro, agora foi substituído por um verde mais claro, combinado com azul, cinza e amarelo. Além disso, outra modificação no layout do documento é a respeito da assinatura.
Anteriormente, a assinatura do condutor ficava na parte de baixo da CNH. Na nova versão, o item fica logo abaixo da foto do motorista. Desse modo, a parte inferior da habilitação conta com uma tabela de subcategorias.
Devido à padronização internacional do documento, houve a necessidade de incluir as subcategorias nas categorias tradicionais brasileiras (A, B, C, D e E). Foram adicionadas as subcategorias B1, C1, CE, C1E, D1 e D1E, que existem fora do Brasil. As mudanças não ficam somente no campo visível ao motorista.
Com a nova CNH, outros adicionais de segurança foram adicionados à carteira. O novo documento exibe códigos de segurança mais modernos, como tintas com efeito anti-scanner, que reagem à incidência de luz UV.
Alteração também no prazo para renovar
Além das mudanças do design do documento, a principal mudança sobre a nova habilitação tem relação com os prazos de validade. Dessa forma, o prazo de renovação do documento irá mudar de acordo com a idade do condutor.
Apenas a validade de permissão de dirigir continua a mesma, ou seja, um ano.
Veja o novo prazo de renovação da CNH:
- Motoristas até 49 anos: dez anos;
- Entre 50 e 69 anos: cinco anos;
- Mais de 69 anos: três anos.