scorecardresearch ghost pixel



CNH quase vencendo? Veja o novo prazo de validade do documento

Duas situações fazem todo motorista brasileiro ficar atento ao novo prazo de validade da CNH. Saiba quais são elas e os prazos para não perder.



A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um procedimento importante para evitar multas e retenção do do seu veículo. Com a pandemia, os prazos para renovação foram estendidos e quem tem o documento com validade até dezembro de 2022 deve renovar o documento este ano. Veja o novo prazo de validade e entenda quando isso precisa ser feito.

Leia também: Não é só a CNH: 4 documentos são obrigatórios para quem anda de carro

Outro fator importante na renovação é que, desde abril de 2021, com as alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a validade do documento também varia de acordo com a idade do condutor.

Para motoristas e motociclistas com menos de 50 anos, a CNH tem validade de dez anos. Já para aqueles com idade entre 50 e 69 anos, o prazo de renovação é de cinco anos. Para motoristas com 70 anos ou mais, a validade da CNH é de três anos.

A renovação da CNH pode ser feita de forma presencial ou online, dependendo da unidade federativa. Para isso, é necessário pagar uma taxa e apresentar alguns documentos, como a CNH expirada, um documento de identidade e comprovante de residência. O processo é rápido e pode ser feito com antecedência para evitar a correria de última hora.

Confira o novo prazo de validade da CNH e não perca da data de renovação

Por conta da pandemia da Covid-19, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) suspendeu, no começo de 2020, a obrigatoriedade de renovar a CNH vencida. Essa medida foi tomada para evitar aglomerações nos postos de atendimento.

Veja as datas finais para a renovação:

  • Julho de 2022 – renovar até 31 de março de 2023
  • Agosto de 2022 – renovar até 30 de abril de 2023
  • Setembro de 2022 – renovar até 31 de maio de 2023
  • Outubro de 2022 – renovar até 30 de junho de 2023
  • Novembro de 2022 – renovar até 31 de julho de 2023
  • Dezembro de 2022 – renovar até até 31 de agosto de 2023

Para quem teve o documento vencido a partir de 1º de janeiro de 2023, os prazos para a regularização da CNH seguem o cronograma habitual, ou seja, as habilitações devem ser renovadas em até 30 dias após a data de vencimento.

Portanto, os motoristas devem estar atentos aos prazos de validade da CNH e às datas para a renovação do documento, a fim de evitar multas e retenção do veículo. Além disso, é importante lembrar que a CNH é um documento de porte obrigatório e deve ser apresentada sempre que solicitada por autoridades de trânsito.




Voltar ao topo

Deixe um comentário