No próximo dia 7 de março o sistema de Valores a Receber será reaberto. Até lá, é possível conferir se há algum valor pendente a receber por meio de consulta no site do Banco Central. A quantia, contudo, só será informada na próxima semana.
Leia mais: Cuidado com o golpe do dinheiro esquecido: Valores a Receber ainda não voltou
Vale lembrar que a consulta estava suspensa desde maio do último ano e, em suma, o sistema permite sacar dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras.
Dinheiro esquecido
No total, o Banco Central estima que R$ 6 bilhões estarão disponíveis para 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas. Diante desse cenário, por exemplo, o cidadão poderá realizar o saque dos valores que lhe cabem a partir das 10h do dia 7 de março.
A grande novidade com o retorno do sistema é que, agora, também será possível consultar valores de pessoas falecidas. Além disso, foram incluídas contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível, assim como contas mantidas por corretoras e distribuidoras.
Igualmente, no caso de acesso a valores de falecidos, o saque é direito de herdeiros, testamentários, inventariantes ou algum representante legal. Para isso, é necessário informar os dados de contato da instituição responsável e faixa de valor.
Consultas
A plataforma permite, por exemplo, consulta de valores referentes a:
- Contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
- Tarifas cobradas indevidamente
- Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente,
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários de cooperativas de crédito;
- Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
- Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível, assim como de contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível;
E, por fim, outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.
Saques
Após o dia 7 de março, os cidadãos que tirem saldos a receber podem solicitar o saque das quantias. Para isso, basta seguir o passo a passo:
- Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br;
- Realizar login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro);
- Aceitar o termo de responsabilidade;
- Verificar o valor a receber;
- Clicar na opção indicada pelo sistema: “Solicitar por aqui”.
Por fim, vale dizer que para solicitações com foco na devolução do valor via Pix, o depósito ocorrerá em até 12 dias úteis. Para isso, o usuário deverá escolher uma das chaves Pix, informar os dados pessoais, e guardar o número de protocolo caso precise entrar em contato com a instituição.
Já para quem não em Pix, é preciso selecionar o item “Solicitar via instituição”. Em suma, para esses casos, é necessário entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.