scorecardresearch ghost pixel



Cuidado com o golpe do dinheiro esquecido: Valores a Receber ainda não voltou

O novo golpe envolvendo o Sistema Valores a Receber indica que as vítimas têm valores disponíveis, com PIX imediato. Saiba como se proteger.



Um novo golpe usando o nome do Banco Central tem feito vítimas no Brasil, indicando dinheiro disponível por meio do Sistema Valores a Receber (SVR). Os criminosos têm enviado mensagens dizendo às pessoas que já podem consultar a ferramenta para descobrir se têm algum valor disponível, com saque imediato por meio do PIX. Veja como se proteger.

Leia mais: Novo GOLPE! Nome do Nubank é usado em app que recebe até PIX

A mensagem indica também um link para que as vítimas cliquem, além da indicação de que a pessoa pode ter valores referentes à herança, benefícios e direitos esquecidos e até dinheiro em alguma conta bancária. Os criminosos ainda publicam que mais de 20 milhões de brasileiros já sacaram os recursos e que a consulta está liberada até este mês.

Golpe do “Valores a Receber”

Em alguns casos, os criminosos mostram um falso valor indicando a quantia que a pessoa tem disponível para saque. Eles também enviam algumas instruções que devem ser seguidas por aqueles que desejam receber o dinheiro de forma imediata.

Segundo a Polícia Federal, a intenção do golpe do Sistema Valores a Receber é roubar os dados das vítimas e fazer novas contas, criando dívidas em nome dos brasileiros.

As mensagens são enviadas por meio do WhatsApp e também nas redes sociais. Os golpistas usam uma assinatura do Banco Central e até fazem prints falsos para mostrar que outras pessoas supostamente teriam aproveitado a vantagem.

Mas atenção: é apenas mais um golpe no mercado! Depois de clicar no link, a vítima é direcionada para um formulário que pede nome e outras informações pessoais, como o CPF.

O que fazer se receber a mensagem?

A orientação da Polícia Federal é não clicar em nenhum link, principalmente pelo fato de que o Sistema Valores a Receber ainda está suspenso e de nenhuma forma o Banco Central envia links pelas redes sociais, menos ainda pelo WhatsApp.

Quem for vítima deve procurar o quanto antes a Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência. Quando o sistema for liberado, segundo o Banco Central, a consulta e todas as demais etapas serão pelo site oficial do Valores a Receber.




Voltar ao topo

Deixe um comentário