scorecardresearch ghost pixel



Corra antes que termine: saque FGTS de até R$ 6 mil só vai até sexta, 31

Os aniversariantes de março têm só até esta sexta-feira, 31, para realizar a retirada de parte dos valores de suas contas do FGTS.



Se você nasceu em março e está com o intuito de realizar o seu saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), saiba que é melhor correr, pois o prazo está acabando! De acordo com as regras da modalidade, os valores só poderão ser retirados no ano durante o mês de aniversário do trabalhador.

Leia mais: Revisão do FGTS pode sair em abril e pagar até R$ 78.600; veja como calcular

Dessa forma, os cidadãos que aderiram ao saque-aniversário e sopram as velas em março têm somente até essa semana para retirar suas quantias.

A modalidade foi criada em 2019 pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). O intuito da categoria é de permitir que os trabalhadores tenham acesso anual a uma parte do seu fundo de garantia, não precisando então depender de situações esporádicas para receber os valores guardados.

No geral, o cidadão só poderá receber o valor total do fundo em reserva se for demitido sem justa causa, para a sua aposentadoria, por doença grave ou em outros casos isolados. Com o saque de aniversário, essa retirada ficou mais facilitada, sendo então possível retirar pequenas quantias anualmente.

Como é feito o pagamento do FGTS?

Ao aceitar a modalidade de saque-aniversário do fundo, o trabalhador poderá ter acesso aos recursos no mês de seu nascimento. Neste caso, é importante ter atenção: se o cidadão tiver nascido em janeiro e decidir optar pela modalidade neste mês de março, ele só terá direito ao benefício em janeiro de 2024.

Vale ressaltar que, ao aceitar a modalidade, o trabalhador estará renunciando ao seu saque-rescisão. Dessa forma, em caso de demissão sem justa causa, ele não conseguirá ter direito ao seguro-desemprego. Além disso, ele deverá aceitar também a carência de dois anos, caso desista da modalidade de aniversário e queira voltar para a rescisão.

O pagamento é feito na conta informada pelo trabalhador e dentro da data escolhida.

Ele poderá optar pelo primeiro dia do mês de seu aniversário ou no dia 10. Caso a quantia ainda não tenha sido liberada, basta realizar o resgate do valor pelo meio do aplicativo do FGTS. Para isso, será preciso:

  • Entrar no app FGTS e realizar seu login com os dados da Caixa;
  • Selecionar a opção “Saque-Aniversário”;
  • Clicar em “fazer saque” e cadastrar a conta onde deverá ser realizado o depósito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário