scorecardresearch ghost pixel



Cuidado com o SPAM no WhatsApp: ele pode estragar seu celular

Mesmo sem intenções maliciosas, é preciso estar atento ao repassar mensagens de spam para várias pessoas no WhatsApp.



O spam é uma técnica de envio em massa de mensagens que não foram solicitadas pelo seu receptor. Ou seja, aplicativos como o WhatsApp são mais propícios para o envio de mensagens para vários contatos — apesar de uma limitação já existente.

Veja também: Fãs de áudio do WhatsApp podem VIBRAR ao descobrirem essa notícia

Dessa forma, como também presente em outras plataformas, o WhatsApp trabalha em políticas de segurança que visam proteger os usuários de situações fraudulentas, comumente associadas com spams. 

Como reagir quando recebo spam no WhatsApp?

Caso você não conheça o contato, bloqueie o contato. Além disso, caso você perceba que se trata de uma tentativa de golpe, opte por denunciar. 

Seguindo a mesma linha, evite responder. Ou seja, os remetentes só terão certeza que você está visualizando e podem continuar a enviar mensagens do tipo. 

Spam e tentativas de golpes: qual a relação? 

Criminosos digitais, aqueles que tentam aplicar golpes, utilizam da estratégia de spam, para atingir o maior número de contatos possíveis, consequentemente, uma maior chance de alguém cair em seus truques. 

Quando você receber uma mensagem de um número desconhecido, talvez seja um exemplo de spam, e a mensagem pode ter sido enviada também para outros usuários. Evite ao máximo clicar em links, suspeite sempre de promessas financeiras de contatos que você nem conhece. 

O spam no WhatsApp podem conter atividades maliciosas como: 

  • Phishing
  • Fraude de suporte técnico
  • Esquemas de pirâmide

Em suma, tenha muito cuidado ao enviar mensagens para vários contatos. Não caia em correntes do WhatsApp e analise sempre o conteúdo proposto.  Do mesmo jeito, não repasse notícias falsas. No momento que receber mensagens do tipo, verifique sempre a veracidade dela. 

Por fim, também vale avisar algum familiar ou conhecido seu que envia as mesmas mensagens para vários contatos. Além da possibilidade da pessoa bloquear o contato, há também o risco da mensagem ser denunciada. Dessa forma, pode causar até mesmo a suspensão da conta, na existência de muitas reclamações na plataforma. 

Caso a sua conta tenha sido suspensa de uma forma injusta, você pode entrar em contato com o suporte da plataforma para que sua situação seja verificada. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário