scorecardresearch ghost pixel



Custo de vida ideal: veja as 9 cidades mais baratas para se viver no Brasil

Antes de estabelecer residência em um novo local, é importante que brasileiros pesquisem as cidades nas quais vale a pena morar.



Não é novidade que o Brasil é um país diverso e vasto, com várias cidades e regiões que oferecem diferentes custos de vida para os seus habitantes. O ponto é que alguns municípios podem ser bastante caros, especialmente em áreas urbanas mais desenvolvidas, mas outros são conhecidos por garantir um custo de vida mais acessível.

Leia mais: Troféu ‘boca-suja’: qual cidade fala mais palavrão no Brasil?

Para quem procura economizar dinheiro ou esticar o orçamento, há várias localidades mais baratas para se viver no país. Essas cidades oferecem preços mais baixos em moradia, alimentação e outros serviços básicos, tornando-se então uma opção atraente para aqueles que buscam uma vida mais tranquila com menos gastos.

Por essa razão, separamos as nove cidades que são boas alternativas para alcançar esse objetivo.

Veja a lista ao longo do texto.

Custo de vida ideal

Iniciando pelo nono lugar desse ranking, nós temos Ji-Paraná, localizada em Rondônia. De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa é a segunda cidade mais populosa do estado, com aproximadamente 130 mil habitantes.

Os moradores contam que o lugar se destaca por causa das boas alternativas de lazer oferecidas, além da estabilidade financeira proporcionada e de outros pontos positivos, como infraestrutura, educação de qualidade e serviços de saúde eficiente. As áreas da indústria e comércio também não ficam para trás, o que atrai investidores.

Logo em seguida, temos Imperatriz, no Maranhão. Com população estimada em 260 mil pessoas, segundo o IBGE, a cidade também aparece em outros rankings de menores custos de vida no Brasil. É o caso da pesquisa de Custo de Vida Nacional, por exemplo, que mantém o município como quarto lugar da lista entre as mais baratas para se viver.

Em sétimo lugar, está Viçosa, localizada no Triângulo Mineiro. A economia do lugar está intimamente relacionada à agropecuária, o que favorece a oferta de um bom custo de vida aos seus moradores. A educação também chama atenção por conta da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que é considerada uma das melhores no país.

O sexto lugar da lista é ocupado pela cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, também se destacando na área de educação. O município de Novo Hamburgo que fica em Rio Grande do Sul, apresenta bons índices de desenvolvimento e qualidade de vida. Embora seja uma cidade grande, também proporciona baixo custo por causa dos preços reduzidos no transporte e na alimentação.

O quarto lugar do ranking fica com Uberaba, em razão das oportunidades de trabalho e de fatores positivos na educação, segurança, lazer e cultura, sustentabilidade, infraestrutura e transporte público. Todos são bem avaliados por diversos levantamentos.

Cidades mais baratas para morar bem, gastando pouco

A medalha de bronze dessa lista é destinada a Mossoró, no Rio Grande do Norte. Isso por causa da facilidade de acesso às comodidades do dia a dia e a sua economia. Em segundo lugar, está Anápolis, em Goiás. Uma das cidades mais importantes do estado por conta do polo industrial farmacêutico.

Quem saiu na dianteira neste ranking foi Guaratinguetá, que fica no interior de São Paulo e exibe uma ótima estrutura no setor turístico, movimentando então toda a economia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário