scorecardresearch ghost pixel



Descoberto o melhor substrato para fazer orquídeas florescerem como nunca

Pesquisadores da USP revelam substrato ideal para orquídeas exuberantes, promovendo crescimento e floração.



Uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) anunciou a descoberta do melhor substrato para orquídeas florescerem com exuberância. Os especialistas em Botânica e Horticultura realizaram experimentos com diversas combinações de substratos e concluíram que uma mistura específica tem um impacto significativo no crescimento e na floração das orquídeas.

Veja também: Descascar cebola sem chorar: TRUQUE dos antigos é o melhor que existe

A mistura, composta por casca de pinus, carvão vegetal, fibra de coco e esfagno, mostrou-se extremamente eficiente na promoção do crescimento saudável e do florescimento das orquídeas. Os resultados do estudo foram publicados na renomada revista científica “Orchid Research” e já estão sendo adotados por produtores de orquídeas em todo o Brasil.

“O substrato ideal é fundamental para o sucesso no cultivo de orquídeas, uma vez que permite a drenagem adequada da água, aeração das raízes e fornece nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta”, afirmam os pesquisadores. “A combinação encontrada não só promove o crescimento saudável, mas também estimula a floração mais exuberante e prolongada.”

A descoberta também traz benefícios para o meio ambiente, já que a mistura de substratos é feita com materiais renováveis e sustentáveis, como a casca de pinus e a fibra de coco. Além disso, a utilização do esfagno, um tipo de musgo, contribui para a manutenção dos ecossistemas locais.

Produtores de orquídeas e apaixonados pela planta já estão experimentando o novo substrato e compartilhando os resultados surpreendentes em fóruns e redes sociais. Com a divulgação dessa descoberta, espera-se que o cultivo de orquídeas se torne ainda mais popular e acessível, permitindo que mais pessoas possam desfrutar da beleza e da elegância dessas flores encantadoras.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário