scorecardresearch ghost pixel



Devolução de dinheiro gasto no cartão de crédito está mesmo ocorrendo ou é golpe?

Aviso divulgado nas redes sociais afirma que bancos farão a devolução de quantias gastas no cartão entre 2019 e 2022.



Uma mensagem que está circulando nas redes sociais animou muitos alguns consumidores e deixou outros tantos bem desconfiados. O texto afirma que o governo vai devolver aos brasileiros valores gastos no cartão de crédito entre 2019 e 2022.

Leia mais: Teto de juros para o crédito rotativo: Nubank pode perder lucro US$ 144 milhões

Segundo as informações divulgadas, o decreto que permite o saque pelos titulares foi assinado e o prazo de resgate já estaria correndo. Veja a mensagem na íntegra:

“Decreto assinado! Não perca a chance de resgatar parte do saldo bilionário que será distribuído pelo seu banco. Se você é titular de um cartão das bandeiras Mastercard, Visa, Hipercard, Elo ou American Express e o usou entre os anos de 2019 a 2022, você tem direito ao resgate. Aproveite agora essa oportunidade incrível, solicite o seu valor antes que termine o prazo!”

Verdade ou mentira?

Não há nenhuma previsão de devolução de valores por tempo de uso de cartão de crédito, informou a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs) ao portal g1. Sendo assim, a informação que está circulando é falsa.

Ainda segundo a Abecs, trata-se de “um golpe, com o intuito de capturar informações da vítima, conforme já esclareceu o Banco Central do Brasil”.

Em um vídeo publicado no YouTube, o Banco Central reitera a confirmação de que a mensagem é golpe e que esses valores não existem. O esquema tem sido chamado de “recall de cartão de crédito”.

A autoridade monetária também alerta os consumidores para nunca clicarem em links enviados junto com essa mensagem ou passarem seus dados pessoais a terceiros. Confira o vídeo completo:




Voltar ao topo

Deixe um comentário