O durian é uma fruta típica do sudeste asiático e é famosa por ser considerada a mais fedorenta do mundo inteiro. Seu aspecto é bem parecido com o de uma jaca mais espinhosa. A presença dessa fruta em um voo da Turkish Airlines com destino a Barcelona gerou um pouco de emergência em Istambul.
Veja também: Nem todos sabem, mas passageiros de avião têm estes 5 direitos no voo
Quando o avião estava no espaço aéreo búlgaro, o avião precisou abortar a viagem. Isso porque os sensores do porão de carga dispararam e forçaram a tripulação voltar ao aeroporto de origem. O perigo a bordo do avião era o famoso e polêmico durian.
Por que o voo foi cancelado pelo durian
O que acontece é que quando o durian está maduro, ele emite um forte cheiro de enxofre e é até capaz de oxidar rapidamente. Quando detectado pelo sensor do avião, os gases que saem da fruta podem disparar sinais de alerta para vazamento de gases explosivos, por exemplo.
Em Singapura, por exemplo, quem for flagrado comendo durian na rua deverá pagar cerca de R$ 2.5 mil de multa. Isso se deve ao forte e desagradável cheiro que ela é capaz de emitir. Várias outras cidades asiáticas proibiram a presença da fruta em transporte público e em ambientes comunitários.
Perigo?
Embora tenha disparado o sistema de alerta do avião, o durian é um fruta inofensiva e não seria capaz de causar nenhum dano dentro da aeronave.
Aliás, mesmo com seu cheiro horrível, o durian é uma fruta muito apreciada por diversas pessoas. Normalmente, são pessoas que cresceram consumindo a fruta desde criança e estão acostumadas com o odor que ele emana.
O caso do voo que precisou ser parado é um dos mais emblemáticos e inusitados que envolvem esse vegetal exótico. Dificilmente cenas como esta vão se repetir, já que se trata de um caso isolado. Por isso, se você gosta de comer durian, não se preocupe, ele continuará existindo.