As tatuagens trazem consigo diversos significados para as pessoas. Elas as fazem para marcar uma época da vida, uma paixão ou simplesmente para prestar uma homenagem a algo ou alguém. Dentro do ambiente carcerário, isso não seria diferente, visto que a tatuagem do detento tem a função de comunicar e fazer a identificação pessoal.
Leia mais: O significado ASSUSTADOR da tatuagem de tigre nas prisões da Rússia
As tattoos dentro das cadeias podem apontar informações relevantes sobre a vida do detento, seja sobre a gangue a qual ele pertence, aos crimes cometidos ou qual é a sua posição dentro da hierarquia carcerária.
Uma das tatuagens mais conhecidas e representadas em produções cinematográficas sobre os ambientes prisionais é a de arame farpado. Com certeza você já viu ela em evidência por aí, certo? Ela é frequentemente associada ao mundo do crime devido à sua popularidade entre os detentos. Você sabe o que ela significa? Confira!
Qual é o significado da tatuagem de arame farpado nas prisões?
Muito frequente no ambiente prisional, a tattoo de arame farpado é geralmente vista como um sinal de resistência e rebeldia, ou seja, a pessoa que usa o desenho pode estar indicando que já foi presa e que já cumpriu pena de prisão.
Por ser uma imagem forte e agressiva, mas o arame pode também significar que o detento está disposto a lutar com a lei e a ordem do ambiente. Além disso, a tatuagem é encarada como uma demonstração de lealdade a uma gangue ou a uma organização criminosa, visto que o arame farpado apresenta um símbolo de defesa contra ameaças externas.
Desenho não representa apenas o mundo do crime
Mesmo sendo altamente ligada ao mundo do crime, a tatuagem não necessariamente significa que a pessoa esteja ligada a ele. É extremamente importante lembrar que há pessoas que têm outras motivações para tatuar o símbolo.
Seja por acreditarem que é uma imagem forte e significativa ou por simplesmente gostarem do desenho.
Claro, é necessário ter em mente que a tattoo pode acabar sendo vista como um sinal de perigo ou ameaça, principalmente com o aumento da violência nos dias atuais. Por esse motivo, é válido refletir sobre o significado cultural e a história dessa imagem antes de decidir realmente tatuar algo assim no corpo.