Depois da polêmica que ganhou destaque na mídia com a compra do Twitter, o bilionário Elon Musk pretende fazer parte da corrida das big techs pela inteligência artificial (IA), que a cada dia fica mais acirrada. De acordo com informações do portal The Information, Musk está trabalhando em uma ferramenta parecida com o ChatGPT.
Leia mais: Recebeu um e-mail longo demais? O GPT no Gmail dá uma boa resumida
O recurso se tornou um fenômeno na internet nos últimos meses e está ganhando vários concorrentes de peso, como a Microsoft, o Google e a Meta. Ainda segundo informações do portal, o empresário entrou em contato com pessoas importantes da área para dar início ao seu projeto. Entenda melhor ao longo do texto.
Elon Musk é um dos fundadores da OpenAI
O bilionário não entrou nessa corrida recentemente.
Em 2015, ele também fundou a empresa OpenAI, o laboratório estadunidense de pesquisas em inteligência artificial, com Sam Altman, empresário e tecnólogo americano que segue sendo o CEO da instituição.
Musk deixou a parceria em 2018 por causa de uma divergência de interesses, mas parece que ele mudou de ideia. O portal The Information apontou que o dono do Twitter entrou em contato com Igor Babuschkin, pesquisador de inteligência artificial que ajudou a desenvolver o DeepMind AI da Alphabet.
A conversa teria o objetivo de planejar a criação de um novo laboratório de pesquisa de IA.
A fonte ainda afirma que o projeto está em estágios iniciais e, por isso, não há planos para o desenvolvimento de produtos específicos. Apesar dos boatos, Babuschkin não afirmou estar participando de forma oficial de qualquer etapa de planejamento.
Corrida pela IA está ficando acirrada
Em somente dois meses, o ChatGPT ganhou popularidade no mundo todo ao alcançar 100 milhões de usuários, o que desencadeou uma corrida mundial para ampliar a tecnologia IA. Empresas como a Microsoft e Google lançaram as suas versões recentemente.
Startups também estão lançando ferramentas que combinam o GPT-3 com outros recursos, como é o caso da empresa Shortwave, que anunciou o Smart Summaries, um dispositivo que facilita a leitura de e-mails.
A China também pretende lançar a sua versão por meio da empresa Baidu, que também estaria testando as possibilidade, conforme anunciou.
O ChatGPT é um algoritmo baseado em IA e especializado em diálogo. A sua capacidade de responder como um humano pode, inclusive, ter revolucionado a tecnologia de chatbots.