É muito que provável que você esteja percebendo que a inteligência artificial (IA) está chegando aos poucos para remodelar a maneira como todos trabalham e vivem, não é mesmo? Pois é, você não está errado. Agora, mais uma novidade envolvendo o ChatGPT pode mudar os serviços de atendimento ao consumidor (SAC) nas empresas.
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A OpenAI informou, na última quarta-feira, 1, que está disponibilizando uma interface de programação de aplicação (API) que oferece a sua principal ferramenta de linguagem natural para todos os desenvolvedores que tiverem o interesse de adicionar o recurso em seus produtos. Além disso, a companhia também está oferecendo o Whisper.
Ele tem a função de reconhecer falas e convertê-las em texto.
Ao viabilizar o uso dessas ferramentas, os aplicativos que não são conversacionais poderão usar as habilidades do ChatGPT para entender os pedidos e dar respostas, assim, deixarão de fornecer respostas automáticas e robotizadas e passarão a responder os consumidores de maneira mais espontânea, com um diálogo mais ativo.
O objetivo dessa ação é transformar esse tipo de interação – entre a tecnologia e os clientes – em algo que leve mais, especialmente em consideração ao contexto de uma situação, abandonando então as respostas curtas e sem desvios dos chatbots usados atualmente.
OpenAI está buscando formas de faturar mais
Certamente, os serviços disponíveis não serão gratuitos, mas a companhia conseguiu uma redução no valor de 90%, que passou a valer desde dezembro de 2022 para todos os usuários da API. Agora, o modelo GPT 3.5 Turbo custará US$ 0,002 por mil tokens, o que equivale a 750 palavras, de acordo com informações do TechCrunch.
Já o Whisper API, que utiliza a inteligência artificial para transcrever e traduzir áudios, terá o valor de US$ 0,006 por minuto de áudio. A ferramenta passou por um treinamento com 680 mil horas de gravações em diversas línguas. Com isso, a sua capacidade de reconhecer palavras, mesmo que sejam ditas com sotaques, foi aprimorada.
Empresas já estão utilizando a novidade
Entre os primeiros clientes que decidiram integrar os modelos, estão o Snap (do Snapchat), Quizlet, Instacart e Shopify. A desenvolvedora Snap Inc. lançou o My AI for Snapchat+, que possibilitou um upgrade em seu chatbot, que agora fornece respostas de forma mais personalizada e amistosa.
Já a Quizlet disponibilizou aos seus usuários o Q-Chat, um tipo de mentor que busca auxiliar os estudantes com perguntas sobre o conteúdo visto. Claro, por meio das conversas.
A Shopify utiliza a inteligência artificial como um assistente pessoal para recomendar itens de compra, enquanto o Instacart, app de delivery de itens de mercado, ajuda pessoas a preparar um almoço mais saudável, por exemplo.