Cada vez mais as ruas e avenidas dos grandes centros estão tomadas de radares. Por isso, é importante se manter atento aos detalhes para evitar multas. Contudo, a notícia positiva é que as próprias montadoras regulam o velocímetro para que ele marque um valor um pouco acima do real na maioria dos carros hoje em circulação.
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A regulagem é feita tanto em velocímetros com funcionamento analógico quanto digital.
Motivos
Apesar de as montadoras terem condições de fazer uma regulagem mais próxima dos 100% da velocidade real, esse valor é jogado pra cima para que os dados fiquem dentro da margem de segurança, não colocando as pessoas em risco, nem expondo o condutor a multas.
Entretanto, todo esse cuidado da montadora vai abaixo quando há, por exemplo, a alteração do diâmetro do conjunto de rodas e pneus. A ação é, inclusive, proibida pela resolução 292 do Contran, de 2008. Vale lembrar que quem desrespeita a legislação está sujeito a uma multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Contudo, no caso de veículos mistos, ou seja, tipo utilitários, podem ocorrer alterações no diâmetro externo do conjunto formado entre roda e pneu. Nestes casos é preciso observar, por exemplo, as restrições impostas pelos fabricantes, assim como as exigências do Código de Trânsito.
Vale lembrar que a troca do diâmetro das rodas e pneus pode fazer com que o velocímetro indique uma velocidade menor do que o automóvel realmente está. A ação expõe, portanto, o condutor a multas e inseguranças.
Nesse cenário, há formas de realizar calibração adequada para que haja o ajuste da leitura de velocidade no painel do carro, no entanto, muitos condutores sequer percebem que a divergência existe.