Fritar com óleo velho: pare agora ou você não viverá para contar história

Reutilizar o óleo velho pode ser uma péssima ideia. Pesquisadores demonstram que o produto tem potencial para causar sérios danos à saúde.



Os cuidados com a saúde envolvem vários detalhes que devem fazer parte do dia a dia alimentar das pessoas. Uma das principais dicas consiste em não reutilizar o óleo velho para fritar novos alimentos.

Veja também: Truque para limpar óleo de cozinha velho: 2 ingredientes e ele fica novinho

Separamos as explicações que vão deixar bastante claro o motivo pelo qual o óleo velho deve ser sempre descartado. Inclusive, existe uma forma correta de fazer o descarte do produto, já que ele pode contaminar a água e a natureza se for despejado diretamente dentro do ralo da sua pia.

Entenda tudo o que você precisa saber sobre os riscos do óleo velho a partir de agora.

Por que você não deve reutilizar óleo velho para fritar alimentos

O principal motivo pelo qual você não deve reutilizar o óleo velho para preparar outros alimentos é a formação de polímeros gordurosos no ingrediente. Isso quer dizer que sua saúde pode ser colocada em risco dessa maneira.

Segundo os especialistas, a presença desse tipo de gordura aumenta os riscos de desenvolver problemas cardiovasculares ao longo do tempo. O óleo velho pode ser um grande problema para que o seu fígado metabolize essas gorduras mais complexas.

Aliás, o óleo velho se torna rico em gordura insaturada, a qual tende a liberar radicais livres, que são os principais causadores de tumores, por exemplo. O ingrediente tende a oxidar de forma acelera as células do corpo humano.

Sendo assim, para o seu bem, é melhor evitar usar o óleo velho para fritar seus alimentos.

Como descartar óleo velho?

A melhor forma de fazer o descarte do produto é guardando-o dentro de embalagens, como garrafas pet vazias. Depois de completar o recipiente, procure por um local de recolha o óleo velho.

Esse material é utilizado na produção de biodiesel e de vários outros produtos. Normalmente, cooperativas de reciclagem e empresas privadas de grande porte, como mercados e farmácias, costumam recolher o produto.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário