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Gasolina de promoção? Encher o tanque do carro não é uma BOA ideia

Prática comum, encher o tanque do carro ou deixá-lo na reserva são comportamentos que podem te fazer gastar mais.



Os constantes reajustes no preço dos combustíveis afetam diretamente os consumidores, que acabam mudando seus hábitos na hora de abastecer seus veículos. Muitos motoristas enchem o tanque até o limite para tentar economizar, porém, isso afeta a eficiência do veículo. Mas afinal, você imagina por que encher o tanque do carro faz você gastar mais?

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Na prática, isso ocorre porque quanto mais peso houver a bordo, maior será a quantidade de combustível necessária para percorrer determinada distância. Assim, a cada 100 kg adicionais, o consumo sobe 6%.

Além disso, de forma geral, andar com o tanque no limite, seja com ele cheio ou na reserva, não faz bem à saúde do carro.

Além de não encher o tanque do carro, saiba o que mais evitar

Além da perda de eficiência, encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é um filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível. Os vapores que emanam do tanque são altamente tóxicos e poluentes, daí a importância de manter o cânister em bom estado.

Segundo Everton Lopes, mentor em tecnologia e inovação da SAE Brasil, a orientação é parar o abastecimento assim que o gatilho for desarmado, proporcionando um nível adequado e seguro.

Deixar o tanque constantemente na reserva também não é recomendado. Além do risco de pane seca, que pode causar danos mecânicos e até multa de trânsito, o consumo sobe nessa situação.

O tanque quase vazio significa mais espaço para vaporização do combustível, e a taxa de perda por evaporação, portanto, sobe. A influência no consumo dificilmente será perceptível no momento, mas cobrará seu preço a médio e longo prazo.

Além dos riscos ambientais, abusar da reserva pode pesar muito mais no bolso do motorista. Mesmo filtrado, o combustível fornecido pelo posto traz partículas que vão parar no tanque do veículo e depois ficam depositadas no fundo do reservatório.

Com nível muito baixo, essas partículas acabam no filtro de combustível, causando perda no desempenho e forçando a bomba de combustível, que encontra maior resistência para enviar o líquido ao motor.

Essa situação crítica sobrecarrega a bomba e causa sua queima. Mesmo se não houver entupimento do filtro, ela é projetada para estar submersa no combustível, integrada ao corpo da boia. Caso fique exposta, acaba superaquecendo e a chance de queima é elevada.

Ou seja, de forma geral, evite extremos na hora de abastecer o seu veículo.




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