Os constantes reajustes no preço dos combustíveis afetam diretamente os consumidores, que acabam mudando seus hábitos na hora de abastecer seus veículos. Muitos motoristas enchem o tanque até o limite para tentar economizar, porém, isso afeta a eficiência do veículo. Mas afinal, você imagina por que encher o tanque do carro faz você gastar mais?
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Na prática, isso ocorre porque quanto mais peso houver a bordo, maior será a quantidade de combustível necessária para percorrer determinada distância. Assim, a cada 100 kg adicionais, o consumo sobe 6%.
Além disso, de forma geral, andar com o tanque no limite, seja com ele cheio ou na reserva, não faz bem à saúde do carro.
Além de não encher o tanque do carro, saiba o que mais evitar
Além da perda de eficiência, encher o tanque até o bocal danifica o cânister, que é um filtro com carvão ativado responsável por reter os gases provenientes da evaporação do combustível. Os vapores que emanam do tanque são altamente tóxicos e poluentes, daí a importância de manter o cânister em bom estado.
Segundo Everton Lopes, mentor em tecnologia e inovação da SAE Brasil, a orientação é parar o abastecimento assim que o gatilho for desarmado, proporcionando um nível adequado e seguro.
Deixar o tanque constantemente na reserva também não é recomendado. Além do risco de pane seca, que pode causar danos mecânicos e até multa de trânsito, o consumo sobe nessa situação.
O tanque quase vazio significa mais espaço para vaporização do combustível, e a taxa de perda por evaporação, portanto, sobe. A influência no consumo dificilmente será perceptível no momento, mas cobrará seu preço a médio e longo prazo.
Além dos riscos ambientais, abusar da reserva pode pesar muito mais no bolso do motorista. Mesmo filtrado, o combustível fornecido pelo posto traz partículas que vão parar no tanque do veículo e depois ficam depositadas no fundo do reservatório.
Com nível muito baixo, essas partículas acabam no filtro de combustível, causando perda no desempenho e forçando a bomba de combustível, que encontra maior resistência para enviar o líquido ao motor.
Essa situação crítica sobrecarrega a bomba e causa sua queima. Mesmo se não houver entupimento do filtro, ela é projetada para estar submersa no combustível, integrada ao corpo da boia. Caso fique exposta, acaba superaquecendo e a chance de queima é elevada.
Ou seja, de forma geral, evite extremos na hora de abastecer o seu veículo.