scorecardresearch ghost pixel



Golpe das criptomoedas: por que é quase impossível ganhar 5% ao mês?

Saiba mais sobre o golpe das criptomoedas que atingiu até mesmo o jogador Gustavo Scarpa e saiba como se proteger de promessas mirabolantes com investimentos.



O acesso a uma informação poderia ter feito os ex-jogadores do Palmeiras que tiveram prejuízo milionário ao caírem no golpe das criptomoedas evitarem a dor de cabeça. Isso porque a promessa de 5% de lucro ao mês, garantida a eles em contrato, está muito fora da realidade do mercado.

Leia também: Demissão em massa: empresa cripto dispensa 20% dos seus funcionários

O caso ganhou os holofotes no domingo (12), quando o Fantástico mostrou o caso do meia Gustavo Scarpa, atualmente no Nottingham Forest FC, da Inglaterra, que investiu R$ 6,3 milhões em criptomoedas em uma aplicação indicada por Willian Bigode, ex-colega de Palmeiras e atual Fluminense.

O lucro de 5% ao mês prometido ao jogador pelo ex-colega, a partir da sua empresa de assessoria, equivale a quase 80% ao ano, muito mais (aproximadamente 6x) do que a taxa de juros do país, a Selic.

“Quando a gente fala de investimentos, tudo que vai acima da taxa Selic começa a ter risco. Quanto maior é a rentabilidade possível, maior a possibilidade de perda. O risco é isso: tem chance de ganhar e tem muita chance de perder”, explica ao G1 Thiago Godoy, educador financeiro da Rico.

Ainda segundo o G1, Scarpa poderia ter alcançado rendimentos próximos a R$ 1 milhão por ano caso tivesse optado por uma carteira de investimentos mais conservadora e, portanto, segura.

Como evitar o golpe das criptomoedas?

Para escapar de golpes e situações de risco do tipo, o mais indicado é entender como o mercado financeiro funciona antes de partir para o investimento. No caso, as aplicações de renda fixa são as mais seguras, mas elas giram em torno da taxa de juros básica do país, a Selic.

Em renda variável, é possível buscar taxas mais altas e ter mais lucro, mas é importante saber que esse tipo de investimento tem risco maior e, portanto, maior chance de perdas financeiras. Isso porque o rendimento está ligado a ações na bolsa, que podem subir ou cair, dependendo das movimentações do mercado.

Portanto, mesmo ao comprar uma ação que está indo bem há um tempo, não é possível garantir que ela continuará bem. “Isso pode acontecer durante um período, com uma ou outra empresa. Por isso que a gente sempre fala sobre a diversificação de investimentos: uma empresa que valoriza muito é ótimo, mas ela pode desvalorizar muito mais do que isso”, explica o educador.

Além disso, ativos que foram supervalorizados, ou seja, que renderam muito acima do esperado, são exceções no mercado. Um exemplo é da companhia Cielo, que teve valorização de 105% em 12 meses, mas já acumula queda de 2,63% em 2023.

Outro fator de risco está ligado particularmente ao criptoativos, como criptomoedas em circulação. Isso porque essa modalidade de investimento tem acumulado instabilidade nos últimos meses, colhendo prejuízos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário