scorecardresearch ghost pixel



Inscritos no Cadastro Único recebem ótima notícia sobre o gás de cozinha

Famílias que estão com o cadastro atualizado podem receber benefício para ajudar na compra do gás de cozinha.



O governo federal possui uma série de programas sociais que visam garantir mais dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade. Uma dessas iniciativas é o Auxílio Gás, que oferece um repasse em dinheiro para auxiliar na compra do gás de cozinha.

Leia mais: ‘Estava com fome’: homem perde R$ 64 mil após comer ovo de páscoa premiado

O botijão de gás é um insumo extremamente necessário na vida das famílias, já que é usado na preparação dos alimentos. No fim de 2021, quando o também chamado vale-gás foi criado, o Brasil enfrentava uma alta histórica nos preços do produto.

Segundo dados do governo, mais de 5,6 milhões de famílias atualmente recebem o benefício, que é pago uma vez a cada dois meses. Entenda como você pode ser um dos beneficiados.

Quais os passos para receber?

O pagamento do Auxílio Gás contempla apenas famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), por isso o primeiro passo é procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e solicitar sua inclusão no sistema. O responsável pela família deve apresentar documentos pessoais seus e de todos os membros do lar.

Para se inscrever no CadÚnico, é preciso ter renda de familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou morar com alguém que recebe o benefício de prestação continuada (BPC) da assistência social.

Como os pagamentos são calculados?

A princípio, o repasse foi fixado em 50% do preço médio do botijão de gás de 13 quilos. Contudo, o governo decidiu ampliar o valor para 100% do valor de referência, apurado periodicamente pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Posso receber o Auxílio Gás e o Bolsa Família juntos?

Sim, não há nenhum impedimento em receber os benefícios sociais simultaneamente. O Bolsa Família, inclusive, não é considerado no cálculo da renda mensal familiar para fins de inclusão no outro programa.

Os pagamentos de ambos ocorrem nas mesmas datas, conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários. O dinheiro pode ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário