Os trabalhadores brasileiros têm nova idade para conseguir a tão esperada aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As mudanças foram provocadas pela Reforma da Previdência, em 2019, com alterações graduais. Veja como fica em 2023.
Leia mais: Consignado do INSS: entra em vigor redução dos juros para aposentados
As novas idades exigidas são: 58 anos de idade e 30 anos de contribuição para mulheres, e 63 anos de idade e 35 anos de contribuição para homens. Apesar disso, vale lembrar que as regras de transição foram criadas para garantir o direito daqueles que já estavam perto de conquistar o benefício da aposentadoria.
Nova idade para a aposentadoria em 2023
São vários os tipos de aposentadoria e cada trabalhador precisa estudar a fundo a própria condição para pedir o benefício no tempo certo. Só assim ele conseguirá aproveitar da melhor forma a aposentadoria, ao garantir o melhor valor de repasse todos os meses.
Muitos trabalhadores precisam contar com a ajuda de especialistas no assunto, a exemplo dos contadores, que analisam todo o histórico trabalhista e conseguem orientar sobre o tipo de aposentadoria mais vantajoso para cada caso, principalmente ao considerar a nova idade que muda depois da reforma.
Além disso, o site do INSS oferece uma calculadora que auxilia nesse processo. Ao informar alguns dados pessoais, assim como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), os trabalhadores conseguem simular o tempo que falta até a aposentadoria. A simulação é gratuita e muito simples.
Veja como fazer a solicitação?
Quem tem a certeza de que atende as regras e agora é a melhor hora de entrar com o pedido, a solicitação da aposentadoria pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS.
Veja o passo a passo:
- Faça login no site ou app do INSS e vá na opção “Pedir aposentadoria”;
- Selecione a modalidade de aposentadoria que deseja;
- Responda o questionário;
- Anexe os documentos exigidos;
- Indique o CEP;
- Confirme todas as informações e faça o pedido em “avançar”.