Um grupo de pesquisadores chineses e suecos utilizaram dados do UK Biobank para estudar sobre o melhor horário do dia para fazer exercício físico e o seu impacto na redução do risco de mortalidade. A publicação foi feita na Nature Communications.
Veja também: Quer emagrecer com saúde? Estes 10 alimentos NÃO podem faltar na sua dieta
Os participantes foram agrupados por frequência e o tempo de seu exercício. Foram analisados seus dados de atividade de sete dias através de acelerômetros, que conseguiam fazer o registro contínuo da atividade. Totalizando, 92.000 dados foram utilizados para o artigo.
Qual é o melhor horário para praticar exercícios físicos?
Foi percebido que aqueles que faziam suas atividades físicas entre 11h e 17h, consequentemente, tinham menos chance de morrer de forma precoce por causa de doenças cardíacas ou outras causas do que aquelas que praticavam depois das 17h ou antes das 11h.
No entanto, o risco de morrer de câncer não foi menor para este grupo, se comparado com os outros.
A princípio, as vantagens dos exercícios à tarde foram mais perceptíveis em grupo de idosos, homens, pessoas menos ativas e aquelas com doenças cardiovasculares pré-existentes.
De acordo com os pesquisadores, durante o decorrer do período, a chance de uma pessoa sofrer um ataque cardíaco é menor. Além disso, outro componente importante foi o fato de que fazer exercícios após uma refeição, é melhor para o controle dos níveis de glicose do que caminhar pela manhã antes do almoço.
Atividade física como aliada da saúde
Por fim, fato é que os pesquisadores destacam que malhar a qualquer hora do dia faz bem. Suas descobertas serão úteis para que o exercício seja ainda mais elevado para alguns públicos em que o tempo é de extrema importância e há a opção de escolher.
Sob o mesmo ponto de vista, a prática de exercícios físicos está associada com uma vida mais duradoura e na prevenção de doenças.