Mas já? Anatel pretende liberar banda de 6 GHz para conexão Wi-Fi

Ação visa expandir a cobertura da internet fixa em locais onde a fibra não chega.



Se depender da Anatel, o Brasil pode se tornar o primeiro país a oferecer serviços de internet via Wi-Fi 6E em ambientes externos. Também chamada de Wi-Fi outdoor, a ação recebeu anúncio de Carlos Baigorri, presidente do órgão.

Leia mais: Privacidade ameaçada? Já é possível enxergar através das paredes via Wi-Fi

Nesse sentido, ele afirma que há um planejamento para acelerar a liberação da faixa de 6.000 MHz, que é imprescindível para que tal tecnologia funcione de maneira efetiva.

Cenário

Mesmo com toda a pressão do setor de telefonia móvel, no último ano, a Anatel optou por destinar a banda de 6 GHz para Wi-Fi. Vale lembrar que um movimento parecido também ocorreu nos Estados Unidos. Entretanto, ainda assim a tecnologia só teve liberação para o uso indoor, ou seja, em residências ou comércios.

Agora, a Anatel quer expandir tal cobertura de internet fixa para locais onde a fibra não pode chegar. Nesse contexto, o órgão deve realizar consulta pública ainda este semestre. Contudo, a liberação da frequência deve ocorrer só no próximo ano.

Wi-Fi outdoor

Em suma, tão modelo de rede sem fio é capaz de cobrir áreas muito maiores que as convencionais. Assim, será possível distribuir sinal de internet que cobrem áreas de muitos quilômetros a partir do uso de receptores.

Operadoras

No entanto, vale lembrar que as operadoras não estão a favor da ideia. Isso porque, o setor afirma que já precisará do mesmo espectro em breve para a expansão do 5G, assim como para atender a alta demanda por consumo de dados e novas tecnologias. Nesse sentido, as empresas brasileiras também se colocam preocupadas com a decisão.

Na prática, o problema que se coloca é que para ser usado em grandes áreas, o Wi-Fi outdoor não pode causar qualquer tipo de interferência no funcionamento de outros serviços. Por fim, ainda devem ocorrer debates entre a Anatel e o setor de telefonia antes mesmo da novidade ser implementada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário