A panqueca é um prato de origem europeia, que se popularizou em diversos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. É uma espécie de massa fina e macia, geralmente feita com farinha de trigo, leite e ovos. Portanto, tornou-se uma opção de lanche saudável e acessível, ainda que nem todos saibam o preparo correto. Dessa forma, nada melhor do que aprender como fazer uma panqueca sem errar no ponto da mistura.
Veja também: Airfryer: é seguro fazer mais de um alimento ao mesmo tempo?
Do café da manhã até a janta: panqueca é uma delícia!
As panquecas costumam ser versáteis, porque são fáceis de serem preparadas de acordo com os gostos e necessidades de cada pessoa. É possível variar os ingredientes da massa, substituindo a farinha de trigo por outras opções, como farinha de aveia, de arroz, de amêndoas, entre outras. Além disso, a panqueca não exige muito tempo na cozinha e suja poucos utensílios.
Veja como preparar a melhor panqueca que você já comeu
Você vai precisar de:
- 1 Colher de sopa de manteiga;
- 1 Xícara de farinha de trigo;
- 2 Ovos inteiros;
- 1 Colher de chá de sal;
- 1 e ½ Copo de requeijão de leite integral;
- 1 Colher de chá de açúcar;
- 1 Pedaço de cebola.
Modo de preparo:
- 1º Passo: em um liquidificador, adicione a manteiga, o leite, o açúcar, a cebola, o sal e os ovos e bata até obter uma mistura homogênea.
- 2º Passo: depois acrescente a farinha aos poucos enquanto continua batendo os ingredientes, incorporando-os na massa.
- 3º Passo: em uma frigideira antiaderente, esquente um fio de azeite ou algum outro óleo vegetal.
- 4º Passo: agora coloque um pouco da massa na frigideira, com o auxílio de uma concha, distribuindo a mistura.
- 5º Passo: espere que o lado fique dourado, o que demora menos de 1 minuto e vire a massa, aguardando o cozimento até retirar a massa.
Prepare toda a massa e capriche no recheio
A grande vantagem da panqueca é que ela permite uma infinidade de possibilidades de recheio. É possível utilizar carne moída, frango desfiado, queijos variados, cogumelos, espinafre, entre outros. Para personalizar ainda mais o sabor, é possível adicionar temperos como pimenta, noz-moscada, orégano, alecrim, ou qualquer outro que seja do seu agrado. O importante é soltar a criatividade e criar recheios deliciosos e personalizados.