scorecardresearch ghost pixel



Memória falhando? Comece a comer estes 3 alimentos o quanto antes

Confira os alimentos que devem estar presentes na sua dieta caso você esteja tendo problemas de memória. Veja também uma receita com cada um.



Os alimentos desempenham um papel fundamental na saúde do cérebro e, consequentemente, na nossa capacidade de memória. Existem vários itens que podem ser incluídos na dieta, desde frutas e verduras até grãos e proteínas magras. Veja alguns exemplos de alimentos indispensáveis!

Veja também: Cérebro a mil por hora! Esta vitamina vai fazer milagres na sua mente

1. Abacate

Rico em gorduras saudáveis, o abacate é uma ótima fonte de vitamina E, que é um antioxidante que protege as células cerebrais contra danos causados por radicais livres. Além disso, ele também contém ácido fólico, que ajuda a melhorar a função cognitiva. 

Dessa forma, uma boa dica é fazer uma guacamole. Amasse um abacate maduro e misture com cebola picada, tomate em cubinhos, suco de limão, sal e pimenta a gosto. Sirva com chips de tortilha.

2. Alimentos para a memória: Salmão

O salmão é rico em ácidos graxos ômega-3, que são importantes para o desenvolvimento e manutenção da saúde do cérebro. Ou seja, eles ajudam a melhorar a função cognitiva e a reduzir o risco de doenças neurodegenerativas. 

Introduza na sua dieta o salmão assado! Ou seja, coloque um filé de salmão em uma assadeira e tempere com sal, pimenta e suco de limão. Asse a 200°C por cerca de 15-20 minutos, até que esteja cozido por dentro.

3. Ovos 

Já os ovos são uma ótima fonte de colina, que é um nutriente importante para a saúde do cérebro. Ou seja, a colina melhora a função cognitiva e a memória, além de ajudar a prevenir o declínio cognitivo relacionado à idade.

Que tal uma omelete de espinafre? Bata 2 ovos em uma tigela e reserve. Em uma frigideira antiaderente, refogue 1 xícara de espinafre picado com um pouco de azeite até murchar. Adicione os ovos batidos à frigideira e cozinhe em fogo médio, mexendo ocasionalmente, até que a omelete esteja cozida. Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva quente.

Boa memória vai além dos alimentos

É importante lembrar que além de incluir esses alimentos na dieta, é fundamental manter uma alimentação equilibrada e variada. Além disso, combinar uma dieta saudável com exercícios, sono adequado e atividades cognitivas, pode ajudar a melhorar a memória e a saúde do cérebro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário