Não é por acaso: como a Páscoa e a Sexta-feira Santa são definidas? É feriado?

Datas foram definidas por autoridades da Igreja Católica que usaram como o base um fenômeno astronômico. Entenda.



A Páscoa é uma data comemorativa marcada por diversas tradições, como o coelho, ovos de chocolate e, é claro, os símbolos religiosos. Este momento do ano se tornou uma importante cerimônia do calendário religioso cristão para relembrar a história de crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.

Leia mais: Se o Brasil é laico, por que há tantos feriados de santos católicos?

Uma das características mais conhecidas é o fato de que, tanto a Páscoa quanto a Sexta-Feira Santa, ocorrem anualmente em dias diferente, mostrando que são celebrações móveis. Por que isso acontece?

Entenda melhor ao longo do texto.

Em 2023, a Páscoa será comemorada no domingo, 9 de abril. É um momento que segue passando por alterações todos os anos. Por causa disso, a Sexta-feira Santa será celebrada no dia 7. Isso decorre devido aos requisitos utilizados pelas autoridades da Igreja Católica durante o Concílio de Niceia, realizado no século IV d.C.

Como as datas são calculadas?

Todos os critérios para os cálculos estabelecido pela Igreja de quando as celebrações deveriam acontecer ocasionaram uma série de controvérsias que levaram séculos para serem consolidadas.

De toda forma, o que foi levado em consideração para que os cálculos fossem feitos foi fenômeno astronômico chamado de equinócio, que define as mudanças das estações do ano. Neste período, o dia e a noite tem a mesma duração graças à incidência de raios solares na Linha do Equador, que é maior que o habitual nesse momento.

A partir disso, a Páscoa passou a ser comemorada no primeiro domingo, depois da primeira lua cheia, que acontece durante o equinócio de primavera no hemisfério norte. Isso ou no equinócio de outono, no hemisfério sul. Agora, se a primeira lua cheia aparecer no domingo, depois do equinócio, a Páscoa é festejada apenas no domingo posterior.

Neste ano, o fenômeno acontecerá no dia 20 de março. A lua cheia está prevista para aparecer na quinta-feira, dia 6, o que significa que a Páscoa acontecerá no domingo, 9 de abril; a Sexta-Feira Santa, por sua vez, cairá no dia 7.

A Páscoa é feriado no Brasil?

Embora a tradição católica tenha grande influência no calendário brasileiro, o que impactou na criação de datas comemorativas religiosas, a Páscoa não faz parte da lista dos feriados nacionais.

Apesar disso, a Sexta-Feira Santa é considerada feriada em todo país, o que significa que se, o trabalhador exercer suas funções no dia, terá direito ao pagamento das horas extras em dobro.

E dando sequência ao calendário, o próximo feriado ocorrerá no dia 21 de abril, data criada em homenagem ao “Tiradentes”, que é considerado por muitos um “herói nacional”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário