scorecardresearch ghost pixel



Se o Brasil é laico, por que há tantos feriados de santos católicos?

Tradição católica teve grande influência no calendário do Brasil, o que impactou na criação de datas comemorativas religiosas. Entenda mais.



Em 2023, teremos vários feriados nacionais. Já viu que parte deles acontece por motivos religiosos? É o caso da Quarta-feira de Cinzas, Paixão de Cristo, Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal. Isso porque a tradição católica está presente na história do Brasil, desde a chegada dos portugueses.

Leia mais: Março vai ter feriado? Confira no calendário a data da sua próxima folga

Foi ela que contribuiu para a formação cultural, artística, social e administrativa do país .Toda essa influência acaba impactando no calendário brasileiro, incluindo nos feriados em comemoração aos santos católicos.

Entenda melhor por que isso acontece ao longo do texto.

Como os feriados são estabelecidos hoje em dia

Atualmente, a criação de feriados e datas comemorativas no país ocorre por meio da legislação, que apresenta regras diferentes. As leis municipais, estaduais e federais são as que estabelecem os dias que serão considerados feriados ou pontos facultativos.

A Constituição Federal de 1988 não indica quem serão os responsáveis pela criação de um feriado religioso, então ele geralmente é instituído por meio de discussões sobre o assunto. Isso mostra que datas como a Sexta-Feira Santa ou o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, passaram por debates para que as comemorações chegassem a ser consideradas um feriados por todo o país.

Já os padroeiros de cada cidade, como São Sebastião, que tem um dia comemorado no Rio de Janeiro, dão base aos feriados municipais. Isto é, datas que são válidas somente em determinada cidade.

Influencia do catolicismo no calendário brasileiro

Como citado anteriormente, a tradição católica faz parte do país do Brasil Império até 1890, ou seja, este período foi marcado pelo catolicismo sendo visto como a religião oficial. Esse fato gerou influencias no calendário gregoriano, também conhecido como cristão ou ocidental, usado atualmente pela maioria dos países, incluindo o Brasil.

A população brasileira usou essa ferramenta, tendo como base as datas comemoradas na Igreja Católica, onde alguns dias foram estabelecidos como feriados e outros como pontos facultativos.

Foi depois de 1891 que a Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil entrou em ação, distinguindo Estado e Igreja. Apesar disso, as comemorações continuaram sendo realizadas, mas hoje são consideradas celebrações de caráter não obrigatório.

Quais são os feriados que temos atualmente?

Hoje, faz parte do calendário nacional os feriados do dia da Fraternidade Universal, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Natal e Sexta-Feira Santa. Esse último é considerado um feriado municipal, mas boa parte das cidades o comemorando o tornam quase um feriado nacional. Quem sabe no futuro?

Dias como o de Tiradentes, do Trabalhador, da Independência do Brasil e da Proclamação da República também fazem parte do calendário, mas não foram criados por motivos religiosos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário