No congelador? Nem pensar: estes 8 alimentos ficam FORA do freezer

Estes alimentos não podem ir parar no congelador por diversas razões. Eles perdem propriedades, textura, qualidade e mais.



Colocar alguns alimentos no congelador ajuda a preservar a qualidade e prolongar a vida útil. Sendo assim, muitos vão parar no congelador. Este é o caso das carnes, por exemplo. O que acontece é que o congelamento não é recomendado para todos os casos. Veja quais são os oito alimentos que não podem ficar no congelador.

Leia mais: ‘Onde fica o banheiro?’: evite diarreia ao PARAR de misturar estes alimentos

Muita gente usa a estratégia de congelar a comida como forma de retardar o aparecimento de microrganismos que podem deixar as comidas “podres” ou vencidas. Dessa forma, o truque ajuda a armazenar tudo por muito mais tempo, sem que os alimentos percam as propriedades nutricionais. Claro, essa não é uma regra que vale para tudo!

Alimentos proibidos no congelador

Alguns alimentos, quando colocados no congelador, perdem o sabor, textura e o aroma. Por essa razão, é essencial seguir todas as recomendações de tempo e temperatura de congelamento para cada tipo de alimento, de forma a garantir a segurança alimentar, a qualidade do produto e realmente evitar o desperdício.

Confira abaixo quais são os itens que não podem ser congelados:

1. Comidas enlatadas: elas são feitas para durar muito tempo, mesmo em temperatura ambiente, então não precisa congelar.

2. Ovos: o ovo pode ser sensível. A expansão da clara e da gema ao serem congeladas pode fazer com que a casca rache, deixando o ovo mais vulnerável à entrada de bactérias. Por isso, a dica é não congelá-lo nunca.

3. Carne que já foi descongelada: não faça isso! Uma vez descongelada, a carne tem que ser preparada e consumida. Congelar mais uma vez pode ser perigoso, já que o corte pode desenvolver microorganismos que só podem ser eliminados pelo calor.

4. Massa cozida: a questão de não congelar a massa cozida tem relação com a textura e consistência original. Por causa do gelo, quando congelada, a massa fica mole e exibe um excesso de líquido ao ser descongelada.

5. Frutas e vegetais com muita água: a melancia e o pepino, por exemplo, podem ficar com textura estranha quando descongelados. A recomendação é congelá-los somente se forem batidos no liquidificador ou no processador quando retirados do freezer.

6. Derivados do leite: congelar iogurtes e queijos não é recomendado, pois eles podem talhar. Eles terão a textura e o sabor alterados em baixas temperaturas.

7. Café: não é recomendado, pois o ingrediente fica seco em baixas temperaturas. A dica é sempre deixar o café em um pote bem fechado, fresco, longe da luz e da umidade.

8. Molhos com amido de milho ou farinha: é melhor evitar, já que estes ingredientes podem rachar e ficar com uma consistência pouco agradável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário