Para além do cozumel: veja o motivo de tanta gente colocar sal na cerveja

Se você é apaixonado por cerveja, já deve ter feito a experiência de acrescentar sal na bebida. Um estudo mostra as vantagens da combinação.



O que você acha da mistura de álcool, limão e sal? Para muitos apreciadores da bebida, a combinação é um jeito ainda mais delicioso de aproveitar uma boa cervejinha bem gelada. Apesar disso, há outras razões pelas quais tanta gente está colocando sal na cerveja. Nós te explicaremos por quê.

Leia mais: Churrasco de outro nível: aprenda a harmonizar carne e cerveja como um verdadeiro profissional

A combinação entre é chamada de cozumel em algumas regiões do Brasil. Apesar disso, não é para todo lado do mapa que essa mistura é aceita e comum. Por isso, ainda tem muita gente que questiona o uso do sal na bebida.

Sal na cerveja

Não é de hoje que a combinação do mineral e com esse tipo de bebida faz sucesso. Ainda em 1997, um estudo da Universidade de Harvard mostrou que esse tipo de condimento consegue tirar o amargor da cerveja.

Quem gosta da bebida mais leve, ou seja, sem um sabor tão forte, dá preferência para a mistura de sal e cerveja pela mesma razão. Para muitos, este é o jeito mais saboroso de tomar uma gelada nos dias de hoje. A pesquisa mostrou ainda que, além de tirar o gosto amargo, o mineral é capaz de realçar algumas qualidades da cerveja.

A espuma também fica diferente, bem mais grossa, ajudando então a conservar a temperatura da bebida e o sabor por muito mais tempo. Inclusive, depois do resultado da pesquisa, muita gente comprovou na prática.

Se o orçamento está apertado, vale a pena comprar uma cerveja mais barata, de menor qualidade, e acrescentar um pouco de sal para melhorar o sabor. Claro, é importante ter cautela no uso de sal. A ingestão recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de até cinco gramas por dia para os adultos.

O consumo em excesso aumenta os riscos de doenças, como a hipertensão. Inclusive, quem já tem a doença não deve apostar na mistura. É preciso seguir as recomendações médicas, até mesmo sobre o consumo de bebida alcoólica.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário