scorecardresearch ghost pixel



7 tipos de descanso necessários para o organismo

Não basta evitar situações estressantes ou dormir 8 horas por noite. Existem outros tipos de descanso que o organismo precisa.



O organismo precisa de descanso, disso ninguém tem dúvida. Mas, você já reparou que algumas vezes, somente se deitar e dormir não parece ser suficiente para o corpo renovar suas energias? A médica e pesquisadora Dra. Saundra Dalton-Smith explicou durante uma apresentação de um TED Talk, que para atingir o descanso pleno, o organismo necessita passar por 7 estágios de descanso.

Veja também: Confira 13 dicas eficientes para você dormir bem no frio

 Diferente do que a maioria das pessoas acreditam, que basta apenas dormir ou não fazer nada para estarmos descansados.

7 tipos de descanso necessários para o organismo

1 – Descanso físico

Durante o dia nos movimentamos ou ficamos diversas horas executando nosso trabalho. Ao dormir é quando recuperamos nossas energias. O descanso físico pode ser passivo, como dormir e ficar parado, ou ativo, quando fazemos atividades como yoga, pilates, alongamentos e massagens.

2 – Descanso mental

É o tipo de descanso em que deixamos a cabeça livre para não pensar em nada. Experimente pausar por 10 minutos a cada duas horas, ou levantar-se da cadeira, esticar os braços e beber uma água. É possível se afastar do celular para ter resultados melhores.

De acordo com a médica, antes de dormir pode-se fazer anotações de todos os deveres do dia seguinte e situações a resolver, isso ajuda o cérebro a ficar mais tranquilo e oportunizar um noite de sono mais relaxante.

3 – Descanso sensorial

Para atingir esse tipo de descanso é necessário organizar a rotina antes de ir para cama, para que o cérebro comece a se desligar de todos os ruídos, luzes e estímulos que foi submetido durante o dia, e para que os hormônios do sono comecem seu trabalho sem nenhum impeditivo. 

Uma dica é fechar os olhos, ficar em um lugar silencioso durante o dia para conseguir esse mesmo descanso sensorial durante o dia.

4 – Descanso criativo

É uma forma de descansar a atividade produtiva cerebral, dando um tempo para não produzir nada, permitindo que o cérebro relaxe. O descanso criativo funciona melhor quando paramos para escutar uma música predileta, ou paramos para observar a natureza, ou simplesmente apreciando uma obra de arte de algum museu.

Esse descanso é indispensável para empreendedores, escritores ou para quem trabalha com atividades que exigem criatividade extrema.

5 – Descanso emocional

O descanso emocional é necessário para remover o peso que vai ficando acumulado nas costas. Acontece muito com pessoas que assumem muitas responsabilidades para si. 

Uma maneira de resolver é estabelecer um bom diálogo ou simplesmente dizer não, quando for possível essa alternativa. O importante é não deixar as emoções acumuladas, é preciso soltar para poder relaxar e obter o descanso emocional.

6 – Descanso social

Este descanso tem muita importância na vida de quem está sempre rodeado por pessoas, e por pessoas tóxicas. Buscar momentos para contemplar a própria companhia é essencial para o descanso social. Outra forma de atingi-lo é conversar ou estar próximos de pessoas queridas que apoiam seu crescimento e são positivas.

7 – Descanso espiritual

O organismo carece de uma conexão entre o físico e mental. A atividade espiritual objetiva trazer o sentimento de pertencimento a um propósito maior. Pode ser através da oração, meditação ou por atividades caridosas voluntárias.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário