Alguns aparelhos que ficam o dia todo na tomada podem consumir muita energia. Talvez você já tenha mudado vários hábitos na casa, mas ainda não viu a redução na conta de luz por manter todos eles ligados na tomada. Confira quais são os três eletrodomésticos que mais consomem energia para tentar reduzir esse uso.
Leia mais: Mito ou verdade: carregador na tomada faz a conta de luz vir mais alta?
Os eletrodomésticos foram criados para facilitar a vida das pessoas, certo? Sim, este é fato que ninguém questiona. Só que o consumo de energia elétrica pode acabar sendo alto demais, principalmente em alguns aparelhos em especial. É preciso saber exatamente quais são eles para buscar uma economia real no final do mês.
Eletrodomésticos que mais consomem energia
Muita gente pensa que basta desligar os aparelhos elétricos que eles deixarão de consumir. Certo? Errado. Não é tão simples assim. Alguns deles precisam ser tirados da tomada para parar de vez com o consumo da sua luz!
O motivo? É que eles permanecem conectados a uma fonte de energia, mesmo quando não estão em uso. É o chamado “modo de espera”, que consome cerca de 1,6 quilowatts por dia. Pois é… quem diria, hein?
Alguns dados mostram que esse consumo representa cerca de 10% do total de energia da casa ao longo de um mês, ou seja, é muita coisa! E pode ser um consumo ainda maior, a depender da quantidade de aparelhos que você têm.
Veja quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia para começar a economizar.
1. Decodificadores: eles ficam conectados à televisão e garantem o acesso a vários canais. Você pode até gravar programas por meio deles, por exemplo. Apenas saiba que esses aparelhos gastam muito! Para economizar, tire da tomada sempre que não estiver fazendo qualquer uso deles.
2. Computador de mesa: com o home office, muitos brasileiros notaram o aumento na conta de luz. Um dos motivos é o computador de mesa, que fica 24 horas ligado. Mesmo em hibernação, eles consomem, viu?
3. Notebook: são práticos e ajudam em várias rotinas de trabalho e estudos, mas entram na lista de vilões da conta de luz. Depois do uso, o ideal é tirar da tomada. Mesmo quando não estão em uso, podem consumir até 8,9 W/hora.