scorecardresearch ghost pixel



Pudim na air fryer: clássico das sobremesas fica pronto em só 23 minutos

Confira um passo a passo simples para fazer um pudim lisinho, sem furinhos, na airfryer. A sobremesa é um clássico!



O pudim é com certeza um clássico das sobremesas brasileiras. Geralmente ele é preparado no fogão, em banho maria. Porém, essa versão vai na air fryer, tornando o preparo mais prático e fazendo menos sujeira.

Veja também: Air fryer: é seguro fazer mais de um alimento ao mesmo tempo?

Como fazer o caramelo

Na forma, coloque o açúcar e adicione 8 colheres de água. Se você quiser mais calda, siga a proporção de 150g de açúcar para aproximadamente 7 colheres de açúcar e 8 colheres de água. Misture bem e leve à air fryer por 18 a 23 minutos a 200ºC. Verifique a cor do caramelo ocasionalmente e não deixe que ele fique muito escuro. Não é necessário mexer o açúcar, ele irá derreter sozinho.

Preparo da massa do pudim

Utilizando uma tigela, junte 2 ovos inteiros e 4 gemas. Utilize um fuê ou um garfo para misturar bem os ingredientes. Adicione o leite condensado, o leite e a baunilha e misture tudo novamente até que fique homogêneo.

Passos finais do pudim na air fryer

Após preparar a calda, é hora de untar a forma com ela. Tenha cuidado, pois a forma estará muito quente. Utilize um pincel de silicone para espalhar a calda em toda a lateral e centro da forma, garantindo uma boa camada de caramelo para desenformar o pudim de leite. Para a massa, utilize uma peneira para preencher a forma e remover qualquer película dos ovos, deixando o pudim lisinho.

Em seguida, cubra a forma com papel alumínio, fechando bem as laterais, e leve para assar na fritadeira elétrica a 110ºC por cerca de 1h a 1:30h. Lembre-se de abrir a fritadeira a cada 30 minutos para deixar sair um pouco do calor, retirando a gaveta por 20 segundos e colocando-a novamente.

É importante lembrar que a temperatura ideal para assar o pudim é até 120º, pois temperaturas mais altas podem destruir a consistência do pudim e deixá-lo com muitos furos. Portanto, é necessário assá-lo lentamente em uma temperatura que não faça o leite ferver para obter um pudim lisinho e uniforme.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário