Com o intuito de determinar os principais traços dos líderes bem-sucedidos, uma pesquisa realizou mais de 13 mil horas de entrevistas, com 2,6 mil CEOs de empresas. A partir dos dados coletados, descobriu-se que não é uma educação de alta qualidade a marca mais comum entre todos eles. Segundo a pesquisa, o maior traço para o sucesso desses executivos é a confiabilidade.
Leia mais: O hábito que traz equilíbrio entre vida e carreira, segundo o ex-CEO da Netflix
Em outras palavras, as pessoas que cumprem as funções atribuídas ou as suas promessas profissionais, tem até 15 vezes mais chances de terem um alto desempenho. Assim, confiança está ligada diretamente à inteligência emocional, uma vez que esses líderes sabem administrar emoções e ganhar a confiança de suas equipes, parceiros e clientes.
A boa notícia é que qualquer pessoa pode trilhar um caminho na busca de melhorar a sua confiabilidade e, assim, ter mais chances profissionais. Veja alguns passos a serem seguidos:
Mentalidade confiável
Líderes muito confiáveis tem consciência de si e querem que os outros também tenham. Por isso, é importante que o profissional esteja disponível para ajudar outras pessoas. Eles também informam, com antecedência quando não vão conseguir cumprir um compromisso, assim como trabalham em soluções para minimizar as perdas ou atrasos.
Expectativas realistas
A confiança vem por meio do comprometimento com compromissos razoáveis. Na prática, se a pessoa começa a falhar com frequência em suas promessas, há o risco de perda de confiabilidade. Por isso, realizar um planejamento é necessário para, por fim, garantir os recursos para o cumprimento de promessas e, por consequência o controle dos resultados.
Pontualidade
Em suma, ser pontual e cumprir prazos e horários sinaliza que o líder se importa com os outros profissionais que compõem a sua equipe. Além disso, o cumprimento de horários é um hábito que demonstra controle sobre a própria vida.
Confiança diária
Por fim, a pesquisa aponta que a confiabilidade se fortalece a partir da aplicação nas rotinas e hábitos diários. Isso porque, desta forma, os outros estarão mais inclinados a confiar neste profissional e, por consequência, indica-lo para outras oportunidades.