A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (24) a consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda (IR). Mais de 94 mil contribuintes que corrigiram as declarações terão direito ao dinheiro. O valor total chega a R$ 300 milhões.
Leia mais: Restituição do IR 2023 ganha nova forma de pagamento MUITO aguardada
Segundo a Receita Federal, do total, R$ 196.597.983,60 vão para quem tem prioridade legal, como idosos e pessoas com deficiência. O restante será distribuído entre os demais contribuintes com direito à restituição neste mês de março.
Consulta ao lote residual da restituição
Depois da consulta, o pagamento tem data para ser liberado. Segundo o calendário da Receita Federal, o dinheiro fica disponível no dia 31 de março na conta bancária indicada na declaração do Imposto de Renda.
A consulta é uma etapa importante para quem tem valores a receber. Isso porque, se você tiver dinheiro disponível e ainda assim a restituição não for depositada na data indicada pela Receita, o contribuinte tem um prazo para movimentar o dinheiro.
O valor fica disponível para resgate por até um ano. Quem tem dúvidas se tem quantia disponível deve fazer a consulta. O acesso às informações é por meio da página oficial da Receita Federal na internet. Ou também pelo aplicativo da Receita.
Como consultar?
Ao acessar a página da Receita basta ir na opção “Meu Imposto de Renda“. Depois, clique em “Consultar a Restituição” para conferir se será contemplado no pagamento de março.
Os mais de 94 mil contribuintes que podem fazer a consulta ao lote residual da restituição são aqueles que antes caíram na malha fina, mas que já resolveram as pendências com a Receita e agora estão com o dinheiro disponível.
Aqueles que não estiverem na lista devem entrar em contato com a Receita por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para solicitar o extrato e entender qual o motivo do não pagamento. Se for por alguma pendência será necessário fazer a declaração retificadora para só então receber nos demais lotes.