scorecardresearch ghost pixel



Restituição do IR 2023 ganha nova forma de pagamento MUITO aguardada

O PIX entra como nova forma de pagamento da restituição do imposto neste ano. Apenas o CPF será aceito como chave.



A restituição do Imposto de Renda (IR) tem uma nova forma de pagamento neste ano. A novidade da Receita Federal surpreendeu muitos contribuintes, que já querem aderir ao modelo para conseguir a restituição nos primeiros lotes. Veja o que muda.

Leia mais: Chegou a hora: confira como baixar o programa e enviar a declaração do Imposto de Renda 2023

A restituição do IR nada mais é que a devolução dos impostos pagos a mais pelos contribuintes no ano-base da declaração. Ao enviar os dados, a Receita Federal analisa as informações declaradas e vê se a pessoa tem valores a pagar ou a receber, por meio da restituição dividida em 5 lotes.

Nova forma de pagamento da restituição do IR

Neste ano, os contribuintes que tiverem valores a receber de restituição podem optar por ter acesso ao dinheiro por meio do PIX. Na hora de declarar as informações é preciso indicar qual a chave e o valor será creditado automaticamente na conta daqueles que tiverem dinheiro a receber.

A Receita Federal divide a restituição em cinco lotes. Os contribuintes que definirem o PIX como forma de pagamento vão receber logo depois daqueles que têm prioridade legal.

Mas, atenção. A única chave PIX aceita é o CPF. A medida foi adotada para evitar golpes ou erros ao fazer a restituição para outras pessoas que não sejam os próprios contribuintes.

Entram como prioridade no recebimento da restituição aqueles que fizerem a declaração pré-preenchida, sendo mais uma novidade adotada pela Receita neste ano.

Para evitar problemas com o fisco, a orientação é que os contribuintes reúnam todos os documentos necessários para a prestação de contas.

Ordem de prioridade para a restituição do Imposto de Renda

Veja abaixo a ordem de prioridade para o recebimento da restituição do IR:

  • idosos acima de 80 anos;
  • idosos entre 60 e 79 anos;
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Só depois destes grupos é que entrarão os contribuintes que declararam por meio da pré-preenchida e marcaram o PIX como nova forma de pagamento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário