Regra do novo RG: documento só será liberado para quem fizer ISSO

O novo documento só poderá ser acessado pelos brasileiros que estiverem com o CPF regularizado na Receita, sem pendência de declaração.



Os brasileiros de alguns estados já contam com a nova Carteira Nacional de Identificação (CNI). O governo federal ampliou o prazo para que todas as unidades da federação finalizem o processo de implantação do novo modelo. Mas, atenção: a nova identidade só poderá ser emitida se o cidadão estiver regularizado na Receita Federal.

Leia mais: Saiba como pedir o novo RG unificado com CPF: mudanças e validade

Isso quer dizer que o CPF precisa estar em situação regular. Quem tiver pendências não poderá ter o documento até conseguir resolver a situação. Antes de pedir o novo documento, o primeiro ponto é conferir a situação cadastral no site da Receita Federal.

Regularizado na Receita Federal

Ao acessar o site da Receita, o cidadão tem que conferir se está regularizado ao clicar em “meu CPF” e depois “consultar CPF”. Se a situação estiver “pendente de regularização”, o cidadão precisa entregar todas as declarações do Imposto de Renda que estiverem pendentes.

São pontos essenciais para regularizar o CPF e, consequentemente, ter acesso à nova CNI. Quando o cidadão estiver regularizado na Receita, ele pode procurar os Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal.

Com base nos dados atualizados até agora, 11 estados brasileiros estão aptos a emitir o novo documento. Os demais ainda estão em fase de implantação.

A carteira quer unificar os dados dos brasileiros. O documento passa a contar com novos itens de segurança, a exemplo do QR Code e zona de leitura automatizada.

Versão digital

O documento poderá ser acessado pelo celular, assim como já é feito com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por ter a versão digital. A ideia é permitir mais praticidade e segurança, com a meta de reduzir as fraudes de identificação em todo o Brasil.

Da maneira como está, um mesmo pessoa pode ter mais de um número de RG. Com a nova carteira, cada pessoa terá somente um número de identificação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário