scorecardresearch ghost pixel



Se você se deparar com isso no WhatsApp, denuncie, feche e exclua

Descubra qual é o novo golpe do WhatsApp que já fez várias vítimas no Brasil e no mundo. Aprenda o que fazer para se manter protegido.



O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados por todos os usuários da internet e de smartphones. Ele se tornou um novo meio popular de comunicação entre as pessoas, seja no que tange a vida pessoal ou profissional. Não é à toa que muitos criminosos utilizam a ferramenta para aplicar golpes e fazer novas vítimas.

Veja também: WhatsApp toma decisão que vai solucionar ‘problemão’ em grupos

De modo geral, os golpistas se aproveitam de um momento de descuido, da distração ou até do baixo conhecimento tecnológico de alguns usuários. Inclusive, existe um novo tipo de vírus, ou malware, que foi criado justamente para atuar dentro do WhatsApp, mas que também já foi encontrado no Telegram. Entenda o que você deve fazer para se proteger da ameaça em potencial.

Novo golpe do WhatsApp pode roubar seus dados facilmente

Segundo informações de empresas de segurança, o novo golpe visa roubar senhas e outras informações por meio do WhatsApp. Inicialmente, o objetivo era o de roubar criptomoedas, mas o vírus é capaz de revelar senhas e informações sensíveis dos usuários.

O pior de tudo é que o modo de atuação do malware é silencioso, já que ele rouba tudo o que foi levado para a área de transferência. Em outras palavras, ele armazena as informações que foram copiadas durante o funcionamento do aparelho. Sendo assim, se você copiar uma senha ou alguma informação sigilosa, os golpistas terão acesso a ela.

Como as pessoas acabam caindo no golpe

Para se tornar uma vítima, é preciso que o vírus seja implantado dentro do celular, mas ninguém faria isso de livre e espontânea vontade. Então, os criminosos criaram uma espécie de WhatsApp falso, o qual pode ser enviado por link ou baixado por meios externos, fora da loja de apps do seu smartphone.

A dica fundamental para evitar cair nesse tipo de situação perigosa é nunca baixar e instalar programas desconhecidos ou fora na Play Store, por exemplo. Jamais clique em links suspeitos que são enviados até você. Essas são as melhores maneiras de se proteger.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário