scorecardresearch ghost pixel



Se você usa a identidade antiga, este ALERTA do novo RG é para você

Documento substituirá o RG atual, que deverá ser abandonado devido ao prazo estabelecido. Veja até quando a troca poderá ser feita.



Esta é uma informação importante para quem ainda está usando a antiga carteira de identidade! Um prazo de troca para o novo documento foi estabelecido. O novo modelo de RG, que também contará com uma versão digital, logo será o mais utilizado pelos brasileiros. Veja como e quando se atualizar.

Leia mais: Novo RG é grátis? Quando tenho que trocar? Tire TODAS as suas dúvidas

Em fevereiro do ano passado, o Governo Federal anunciou a chegada a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que agora reunirá uma série de dados pessoais importantes sobre cada cidadão, garantindo mais segurança no processo de identificação. Veja mais informações sobre o prazo de validade da nova versão ao longo do texto.

Inicialmente, é importante ressaltar que o documento atual ainda é válido em todo o território nacional, contudo ele será substituído, visto que o uso do RG Digital será obrigatório. Em futuro próximo, esta se tornará a única forma de identificação usada no país.

Prazo para a troca do RG é definida

Segundo informações do governo, o documento contém novos elementos de segurança, incluindo um QR Code seguro e uma zona de leitura automatizada, que permite a checagem mais fácil e prática pelas Forças de Segurança Pública e por todos os órgãos, tanto públicos quanto privados.

Eles também afirmam que a carteira será o item de identificação mais seguro do Brasil e um dos mais seguros do mundo. As alterações também vão atingir a sequência numérica de CPF, que agora passa a ser o número do registro nacional. Isso significa que independentemente de qual estado da federação emita a CIN, cada brasileiro continuará com o mesmo número.

Os cidadãos terão até o dia 29 de fevereiro de 2032 para efetuar a atualização do documento.

O prazo estabelecido varia e leva em consideração a idade da pessoa. Confira:

  • 0 a 12 anos incompletos – validade de cinco anos;
  • 12 a 60 anos incompletos – validade de dez anos;
  • Acima de 60 anos – validade indeterminada.

A nova versão do documento promete trazer muitas vantagens, especialmente no que diz respeito à praticidade, já que ela também poderá ser acessada por meio da carteira digital no aplicativo Gov.br. Ela ainda contará com a unificação de dados, onde processo de identificação é mais simples para todos, e processos de segurança extra.

Pelo QR Code em celulares, é possível saber se o item foi roubado ou extraviado, por exemplo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário