Misturar sabão em pó e água sanitária pode não ser tão eficaz na hora de potencializar a limpeza das peças. Por exemplo, tecidos delicados costumam sofrer desgastes e o contato com esses produtos químicos a longo prazo costuma ser perigoso. Nesse sentido, é possível substituir esses potenciais alergênicos por misturas caseiras simples e muito mais eficientes.
Veja também: Você vai esquecer que tem ferro: receitinha milagrosa desamassa roupas
As roupas ficam amareladas com o passar do tempo
Com o tempo, as roupas brancas tendem a ficar amareladas devido à exposição ao suor e óleos corporais, além do sol. O uso frequente de alvejantes e determinadas substâncias agressivas para remover manchas acelera esse processo de desbotamento. Apesar das inúmeras fórmulas presentes nos supermercados, nem sempre estas opções cumprem o que prometem.
Esta mistura caseira vai desencardir suas peças
Você vai precisar de:
- 4 Colheres de sopa de sabão em pó.
- 2 Colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
- 100ml de vinagre de álcool.
Modo de preparo:
- 1º Passo: misture o sabão em pó, o bicarbonato de sódio e o vinagre de álcool em um recipiente, com o auxílio de uma colher.
- 2º Passo: despeje a mistura no dispenser da máquina de lavar.
- 3º Passo: agora selecione o ciclo de lavagem.
- 4º Passo: assim que você retirar as peças do reservatório, vai perceber que as roupas estão bem mais claras e livres de manchas.
Bem melhor do que aqueles produtos caros!
Existem diversas alternativas de produtos de limpeza mais baratas e sustentáveis, como misturas caseiras, vinagre branco, bicarbonato de sódio e limão. Além disso, essas alternativas são menos agressivas para o meio ambiente e para sua saúde. Caso queira higienizar roupas delicadas, prefira substituir o sabão em pó por versões líquidas, que são menos abrasivas.
Roupas brancas devem ser lavadas separadamente
As roupas brancas devem ser lavadas separadamente das roupas coloridas para evitar a transferência de corantes. Isso é especialmente importante na primeira lavagem de peças novas, que tendem a soltar bastante tinta. Se for possível, observe as orientações de cuidados na etiqueta e atente-se às necessidades de cada textura e elementos de determinados acessórios.