As leis de trânsito brasileiras precisam passar por constantes atualizações para garantir a dinâmica e a segurança que pedestres e motoristas precisam. A última grande revisão no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trouxe algumas mudanças que ainda são desconhecidas por muitos condutores.
Leia mais: Quem são as pessoas que vão sacar até R$ 1.302 do PIS/Pasep em abril?
Por isso, é importante buscar informações e evitar prejuízos, em especial as multas. Desconhecer as regras não é uma desculpa para evitar penalidades, já que se informar é uma obrigação do motorista.
Para te ajudar, separamos três atualizações recentes no CTB que podem fazer diferença no seu dia a dia. Confira!
3 mudanças nas leis de trânsito
Uma novidade bem importante é o uso do farol em rodovias de pista simples durante o dia, que deixou de ser necessário para donos de veículos com sistema de iluminação DRL. No período noturno, acender o farol continua sendo obrigatório para todos os condutores e em qualquer tipo de pista.
Outra alteração é no insulfilm, que precisa ter transmitância luminosa (quantidade de luz que atravessa a película) mínima de 70% em vidros que interferem na dirigibilidade do veículo. Utilizar películas espelhadas, opacas, com bolhas e desgastadas que comprometam a visão do motorista pode gerar multas e outras penalidades.
A terceira e última novidade autoriza o condutor a fazer a conversão à direita mesmo que o semáforo esteja vermelho. Contudo, o local precisa ter uma placa “Livre à direita” ou outra sinalização que indique a permissão, já que não há padronização da regra no país.