A Volkswagen confirmou na última quinta-feira (23) a chegada do seu primeiro carro elétrico no Brasil. O modelo será o SUV ID.4 e chega ao mercado nacional no segundo semestre de 2023.
Leia também: Renault pode ter descoberto segredo para novo carro elétrico mais barato
Este será o modelo que inaugura uma lista de 15 lançamentos de veículos elétricos da marca que devem desembarcar por aqui até 2025.
O SUV elétrico ID.4 tem espaço para levar até cinco pessoas a bordo e usa a mesma plataforma do Audi Q4 e-tron. Possui um motor elétrico no eixo traseiro de 204 cv e sua bateria possui 77 kWh de capacidade, oferecendo uma autonomia estimada de 520 km.
Ainda segundo a VW, o ID.4 vai de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e acelera até 160 km/h (a velocidade máxima é limitada).
ID.4 é seu primeiro carro elétrico no Brasil, mas VW o lançou em 2020 na Europa
O modelo não é exatamente novo, já que estreou em 2020 na Europa. No entanto, o SUV elétrico tem tudo para ser o carro mais completo da VW no Brasil.
Sua lista de recursos inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, detecção de pedestres e ciclistas, reconhecimento de placas de trânsito, assistente de estacionamento, de manutenção de faixa, piloto automático e heads-up display compatível com realidade aumentada.
O ID.4 tem medidas de 4,58 m de comprimento, 2,77 m entre-eixos, 1,85 m de largura e 1,63 m altura. O preço oficial praticado no Brasil ainda não foi confirmado pela montadora, no entanto. Vale recordar que o último carro eletrificado da VW no Brasil foi o Golf híbrido, que saiu de linha em 2019.
Com o ID.4, a Volkswagen se junta a outras montadoras que já anunciaram ou estão produzindo carros elétricos no Brasil.
A General Motors confirmou que o Bolt será vendido no país em 2022. A Tesla também afirmou que pretende iniciar as vendas de seus veículos elétricos no Brasil ainda em 2021. Além disso, a Renault oferece o Zoe, que é importado da Europa, e a Nissan tem o Leaf em seu catálogo nacional.
O aumento da oferta de carros elétricos é uma tendência mundial em busca da redução das emissões de CO2 na atmosfera.