Uma das marcas mais conhecidas no mundo é o McDonald’s, que caiu no gosto do brasileiros ao chegar por aqui e hoje faz parte do dia a dia de jovens e adultos. Não é à toa que na América do Sul, ninguém gasta mais em fast food do que o Brasil, como revela um estudo da EAE Business School. Já pensou em ser dono de uma franquia dessa?
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Atualmente, a empresa tem mais de 2 mil lojas distribuídas em nosso país. Sendo assim, emprega aproximadamente de 50 mil pessoas. Todos esses resultados vêm de pessoas que investem ao abrir franquias no Brasil. A curiosidade que fica é: afinal, quanto custa abrir uma unidade do McDonald’s? Veja a resposta ao longo do texto.
Hoje, a companhia é liderada pela Arcos Dourados, responsável pela marca em América Latina.
Desde 2007, a empresa é vista como referência na área alimentícia para outros empreendimentos que surgiram com o passar dos anos. Esse modelo de negócio também é oferecido por outras lojas de fast food como Burger King, mas o investimento não é barato, visto que boa parte dos investidores conseguem assegurar um lucro certo.
Quanto custa inaugurar uma franquia do McDonald’s?
Informações da Associação Brasileira de Franchising apontam que o investimento inicial em um modelo de negócio simples, como em uma praça de alimentação de shopping, alcançam R$ 2.670.000. O valor pode espantar qualquer um que pretenda seguir com o negócio.
Já em lojas de rua, o investimento pode ser ainda maior, de aproximadamente R$ 5 milhões. O valor é usado para construir e inaugurar as franquias, além de cobrir outros custos, como o direito de uso da marca, que pode chegar a R$ 150 mil; faturamento bruto em forma de royalties para a empresa, que equivale a 5% do investimento; bem como o faturamento bruto da unidade como taxa de publicidade, que corresponde 4,3%.
Vale a pena investir no negócio?
É importante ressaltar que a abertura de uma unidade traz garantia de lucro, mas isso não acontece a curto prazo. Para ter sucesso, além do investimento, é preciso que o franquiado dedique tempo para entender o funcionamento do estabelecimento.
É provável que o investimento retorne dentro de um período de dois anos ou mais, mas os preços dos produtos e o sucesso da marca no Brasil contribuem para que bons resultados sejam alcançados ainda mais rápido.