scorecardresearch ghost pixel



9 carnes baratas para substituir a picanha no churrasco do fim de semana

Está querendo sair do padrão ou economizar? Confira 9 carnes ótimas para substituir a picanha no churrasco.



Quando o assunto é churrasco, muita gente pensa direto na picanha. Só que, dependendo da região do país, essa opção pode sair bem onerosa. No entanto, existem várias carnes baratas para substituir a picanha no churrasco e que também são muito saborosos.

Leia também: Dá para confiar? Que picanha é essa que está sendo vendida a R$ 19,90?

Escolhendo de forma consciente e inteligente, sempre é possível economizar na hora de fazer compras e escolher cortes e carnes mais em conta, sem perder na qualidade.

É inegável que a picanha é o símbolo do bom churrasco brasileiro, mas nem sempre é possível comprar esse corte para grelhar. Até porque, além da carne, o tradicional churrasco no nosso país envolve uma série de acompanhamentos e bebidas.

Bons cortes e carnes baratas para substituir a picanha no churrasco

Confira uma lista de ótimas opções para fazer aquele churrasco caprichado, mesmo economizando.

1 – Miolo da Alcatra

Conhecido como coração de alcatra, é um corte de carne com poucas fibras, o que a faz extremamente macia. É uma ótima opção para churrasco, principalmente como substituto da picanha. Para temperar a carne, basta utilizar sal ou complementar com pimenta.

2 – Fraldinha

Quando se pensa em cortes de carne mais acessíveis para churrasco, a fraldinha ainda é uma excelente escolha. É um corte magro, com pouca gordura e muito saboroso e macio. O tempero pode ser simples, apenas com sal grosso ou com um mix de ervas caseiro. Mas atenção! O recomendado é servir a carne ao ponto ou mal passada, já que um cozimento excessivo pode deixá-la seca e dura.

3 – Costela

Embora o preparo da costela seja mais demorado em relação a outros cortes, o resultado final vale a pena. Tanto a costela suína quanto a bovina ficam muito saborosas e macias. Além disso, é um corte versátil, que pode ser acompanhado de diversos molhos ou até mesmo recheado. O tempero pode ser simples, utilizando apenas sal grosso, mas o molho barbecue é uma escolha popular.

4 – Linguiça

Uma das carnes mais tradicionais e presentes nos churrascos é a linguiça. Fácil de fazer e muito saborosa, ela agrada a todos. É importante não deixar a carne assando por muito tempo para não queimar.

5 – Cupim

Outra opção que não pode faltar no churrasco é o cupim. Embora seja um corte tradicional, o preço sai mais em conta do que as carnes mais nobres. A carne é bem macia e saborosa. O cupim demora um pouco mais para assar, mas o sabor final vale a pena.

6 – Frango

O frango também é uma carne barata e versátil. Pode ser usado de várias formas e os cortes mais usados são a sobrecoxa, a coxa, o peito e as asas. A asinha vai muito bem com um molho agridoce e fica bem crocante, é uma boa servir de aperitivo no churrasco. A sobrecoxa tem mais carne e mais gordura que as outras partes do frango, vai bem com sal e temperos simples, como pimenta e limão. Já o peito, embora seja mais seco também é uma boa opção para fazer grelhado temperado com sal.

7 – Bananinha

Nem todo mundo conhece, mas a bananinha é um corte retirado entre os ossos do contrafilé e ainda é pouco consumido entre os amantes de churrasco. Porém, é muito saboroso e contém bastante gordura entremeada, o que deixa a carne bem macia. Além disso, tem um preço mais acessível e é mais barato até mesmo que o contrafilé.

8 – Maminha

A maminha é um corte famoso e comum na hora de fazer um churrasco à moda brasileira. Ela é a parte mais macia da alcatra e pode ficar muito gostosa assada na grelha. Para deixar a carne ainda mais macia, corte os pedaços no sentido contrário das fibras. Você pode assar a maminha no espeto, a dica é colocar azeite e sal grosso, o tempero simples vai realçar o sabor deste corte.

9 – Acém

Por último, o acém é uma carne de segunda e costuma ser vendido moído. Mas se engana quem acha que ele não pode ser grelhado em um churrasco e ficar uma delícia. É importante cortar os pedaços contra a fibra e deixar a carne marinando por duas horas na cerveja e no sal grosso para que ela fique macia. Uma dica para temperar é colocar azeite, alho e pimenta do reino para colocar na grelha.




Voltar ao topo

Deixe um comentário