O inchaço é um problema incômodo que afeta muitas pessoas. A sensação de estar prestes a explodir não é agradável, mas há maneiras de aliviar o desconforto. Para isso, especialistas recomendam o consumo de alimentos que combatem o inchaço.
Leia mais: Pesadelo da retenção de líquido: saiba como se livrar do inchaço de verão
Antes de mais nada, é importante entender o que causa o inchaço. Ele é causado pelo excesso de líquidos nos tecidos, normalmente compostos por água. O inchaço pode afetar todo o corpo ou ficar restrito a um membro, ou parte dele. As áreas mais afetadas costumam ser os pés e a parte inferior das pernas.
Alimentos que combatem o inchaço
1. Batata-doce
Rica em fibras insolúveis, a batata-doce auxilia no combate a questões intestinais. As fibras dão volume às fezes e estimulam o sistema digestivo.
2. Ameixas, passas e outras frutas secas
As ameixas são ótimas fontes de sorbitol, além de serem extremamente ricas em fibras. Esses componentes ajudam a amolecer as fezes e estimulam os movimentos intestinais. Uma dica é fazer um suco com a fruta e tomá-lo para acelerar os efeitos.
3. Sementes de chia
As sementes de chia absorvem água e ajudam a aumentar o volume das fezes, estimulando o intestino. É importante beber bastante água para que as fibras das sementes possam realizar seu trabalho.
4. Kiwi
Ricos em antioxidantes, fibras e água, o kiwi diminui o tempo que as fezes levam para passar pelo intestino, especialmente quando consumidos diariamente.
5. Abacate
Composto principalmente de fibras, gorduras saudáveis e magnésio, o abacate atrai água para o intestino e ajuda a lubrificá-lo, amolecendo as fezes e facilitando a passagem.
6. Frutas cítricas
Frutas como laranjas, toranjas, limões e limas são ricas em vitamina C e fibras, estimulando os movimentos intestinais e melhorando a digestão.
7. Banana
Ricas em nutrientes, fibras e potássio, as bananas ajudam na regulagem do intestino e promovem os movimentos intestinais.
Lembre-se de sempre consumir esses alimentos com moderação e equilíbrio, combinando-os com uma dieta saudável e uma rotina de exercícios físicos. E, em caso de inchaço persistente ou outros sintomas, procure um médico para avaliação.