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Ainda é seguro comprar pacotes turísticos pela Hurb em 2023?

Entenda o caso e saiba se os pacotes turísticos pela Hurb são seguros de comprar e o que fazer com autoridades locais.



Os clientes e fornecedores da Hurb, agência de viagens online conhecida por oferecer pacotes turísticos nacionais e internacionais com preços abaixo do mercado, estão questionando a credibilidade nas últimas semanas. Com até mesmo o CEO da empresa se demitindo, será que é seguro comprar pacotes turísticos pela Hurb?

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A companhia vem enfrentando problemas de pagamento aos fornecedores, remarcação de voos e pedidos de reembolso negados. Do lado da empresa, as dificuldades financeiras foram atribuídas à falência do Silicon Valley Bank e ao rombo da Americanas nos grandes bancos, dificultando os processos de busca por mais capital investido.

A empresa está lidando com centenas de reclamações, tanto de clientes quanto de fornecedores, que somam um valor de R$ 140 milhões em pagamentos atrasados. O cofundador da Hurb, João Ricardo Mendes, afirmou que toda a empresa está empenhada em resolver a situação.

A Hurb é uma OTA (online travel agency) que se utiliza de inteligência artificial e machine learning para criar pacotes turísticos agendados em baixa temporada e oferecer altos descontos pela compra antecipada de um serviço.

Os produtos comercializados incluem desde reserva em hotéis e resorts até pacotes completos com passagem aérea e passeios em destinos dentro e fora do Brasil. A empresa oferece suporte ao cliente até o final da viagem com atendimento 24 horas, cancelamento gratuito diretamente na plataforma e pagamentos por PIX, cartão de crédito ou boleto bancário, sendo este último com a opção de até 32 parcelas.

Por que não seria seguro comprar pacotes turísticos pela Hurb?

As acusações mais frequentes relacionam-se à falta de pagamento das reservas de hotéis, remarcação de voos para além do prazo do contrato e pedidos de reembolso negados.

Essas polêmicas têm prejudicado a imagem da empresa como uma agência confiável. No site ReclameAqui, a nota 8.0/10 (ótimo) conquistada pela Hurb em 2021 caiu para 5.7/10 (ruim) nos últimos seis meses. Das 29.485 reclamações publicadas, 1.368 estão aguardando respostas da agência de viagem online.

Clientes como Lucas Gripp se sentem frustrados com a falta de contato da Hurb desde a compra do pacote em março de 2021. O pacote turístico incluía passagem aérea, dois dias de acesso ao parque Disney Paris e reserva de hotel para ele e mais três amigos. No entanto, o sonho do grupo não foi realizado até o momento. A comunidade “Prejudicados pelo Hotel Urbano” no Facebook tem mais de 1100 publicações sobre o assunto.

“Como foi uma compra programada para ser feita no último período possível do pacote, não tivemos contato da Hurb de 2021 até esse mês [abril de 2023]. Com 2 anos de preparação, eu marquei férias no meu trabalho para conseguir viajar, comprei mala de viagem, comprei roupa, estou a 1 ano comprando euro aos poucos e juntando dinheiro para viajar e simplesmente frustram nossos sonhos”, conta Lucas ao Tecnmundo.

Diante dos problemas, e da falta de pagamento aos fornecedores, o cenário tem levado a uma crise financeira na companhia.

Se você foi uma das pessoas que solicitou reembolso e não recebeu, a indicação é formalizar uma reclamação em canais oficiais como o consumidor.gov.br ou no Procon. Em casos mais graves, ações judiciais também são cabíveis.




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