scorecardresearch ghost pixel



Alívio nos empréstimos: afinal, portabilidade de crédito vale a pena?

Pesquisa mostra que metade dos brasileiros desconhece a portabilidade de crédito. Veja como funciona e quais são as vantagens.



Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, em parceria com a associação de fintechs Zetta, revelou que 60% da população bancarizada desconhece a portabilidade de crédito. O serviço permite transferir uma dívida de uma instituição financeira para outra com melhores condições de crédito. Veja como funciona.

Leia mais: Correios oferecem portabilidade que deixa a conta de luz mais barata; veja como aderir

Além disso, segundo o levantamento, 44% dos clientes nunca ouviram falar sobre a mudança de banco para o pagamento do salário. Apenas 16% já tentaram transferir empréstimos ou salário para outra instituição.

De acordo com dados do Banco Central, 4,42 milhões de pedidos de portabilidade de crédito foram efetivados em 2021. O volume corresponde a R$ 49,3 bilhões. A modalidade mais procurada nas operações foi o consignado, que era seguido pelo crédito imobiliário e o pessoal.

O número isolado impressiona, mas ele representa apenas 17,7% das concessões de consignado daquele ano, segundo a autarquia. Em comparação com o todo, fica claro que pouca gente está tentando ter acesso às taxas mais vantajosas, mesmo em um país onde a população está tão endividada. Essa opção existe desde 2006, mas parece ser uma novidade para muitos nos dias de hoje.

Vantagens da portabilidade de crédito e como solicitar

Segundo o economista Gustavo Moreira, coordenador do MBA em Finanças do Ibmec-RJ, a principal vantagem de migrar um crédito de um banco para outro é a redução na taxa de juros, que possibilita ao cliente pagar uma parcela menor da dívida. A tentativa de portabilidade também pode gerar uma renegociação do débito no banco de origem.

O primeiro passo para aderir ao serviço é analisar as condições de crédito das outras instituições financeiras e avaliar se as ofertas são mais vantajosas do que as do banco onde o financiamento ou empréstimo foi firmado. Antes de solicitar o serviço, solicite ao banco de origem os seguintes dados:

  • Número do contrato e da instituição financeira;
  • Saldo devedor e valor de cada parcela;
  • Número de parcelas a vencer;
  • Prazo total e o que falta para quitação do crédito.

Moreira ressalta a importância de ficar atento às condições de pagamento e garantia, ao detalhamento do novo contrato de empréstimo e se isso vai, de fato, caber no orçamento para que não acabe ficando inadimplente.

A portabilidade permite ao devedor buscar uma instituição financeira que ofereça termos melhores. Se o consumidor tiver uma proposta boa de outra instituição, pode levar para o banco original para ver se conseguem melhorar ou reduzir as condições do financiamento.

A portabilidade de crédito existe desde 2006 e foi regulamentada pelo Banco Central em nosso país.

Veja como funciona em alguns bancos brasileiros.

Banco do Brasil: é possível transferir para o banco todas as transações de empréstimos consignados e não consignados, empréstimos com garantia de imóvel, financiamento imobiliário e de veículos.

Os usuários têm a opção de simular as condições de portabilidade para cada tipo de empréstimo no aplicativo do BB, em suas agências ou por meio de correspondentes bancários.

Itaú: para realizar a portabilidade de empréstimo pessoal, é necessário simular a operação com um gerente ou aplicativo, então deve preencher o pedido e esperar até cinco dias úteis para que a análise seja concluída.

No caso de portabilidade de financiamentos, a simulação deve ser realizada no site e, em seguida, formalizada a solicitação, que será avaliada com base no histórico de crédito. Se você já tem um contrato com o Itaú e deseja mudar a modalidade de financiamento, as condições podem ser consultadas com a central de atendimento.

Santander: a opção está sujeita à análise de crédito e verificação da margem consignável. O processo completo não deve levar mais de cinco dias úteis.

Para iniciar o procedimento, o cliente precisa apresentar os dados requeridos e também ter um contracheque atualizado que comprove o desconto integral de uma parcela paga. A solicitação pode ser realizada tanto nas agências do banco quanto nos correspondentes.

Inter: o banco disponibiliza a opção de portabilidade de crédito consignado, financiamento imobiliário e home equity. É possível simular a migração utilizando o aplicativo ou o site. Os pedidos serão submetidos à análise de crédito antes da conclusão do processo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário