scorecardresearch ghost pixel



Aos ansiosos pela restituição do IR 2023, veja quando será pago o 1º lote

Brasileiros poderão receber as quantias referentes à restituição do IR a partir do final de maio. Os valores serão pagos seguindo uma ordem de prioridade.



Milhares de brasileiros irão receber a restituição do Imposto de Renda (IR) em 2023. O pagamento, tradicionalmente feito por lotes, começará no dia 31 de maio. A quantia é referente à devolução do valor pago a mais para a Receita Federal durante o ano-calendário. Fique de olho no seu IR para não perder.

Leia mais: ESTAS dicas vão aumentar a sua restituição de Imposto de Renda

Cada contribuinte pode ter acesso ao dinheiro por meio da conta bancária indicada na declaração, contudo a restituição não será enviada para todos. Veja mais detalhes ao longo do texto.

Esse processo refere-se à devolução do valor adicional de impostos pagos pelo indivíduo. O número é calculado com base nos gastos dedutíveis declarados. Esses gastos são aqueles que podem ser subtraídos do montante tributado pelo governo, que podem incluir despesas com educação, saúde, previdência privada ou dependentes, entre outros.

Portanto, o valor da restituição pode variar de acordo com os gastos declarados.

Como mencionado, não são todos que têm direito a essa devolução. Os critérios incluem:

  • Aqueles contribuintes que apresentaram diversos desses custos dedutíveis referente ao ano-base;
  • Pessoas que tiveram tributos retidos na fonte;
  • Pessoas cuja contribuição foi maior do que a estimada.

A cada ano, os valores são liberados por meio de lotes. Eles são divididos em cinco. O primeiro será depositado a partir de 31 de maio, o último ficará disponível no final de setembro. Confira abaixo quais serão as datas exatas.

  • 1º lote: 31/05;
  • 2º lote: 30/06;
  • 3º lote: 30/07;
  • 4º lote: 31/08;
  • 5º lote: 29/09.

Vale ressaltar que essa programação de pagamentos não abrange os lotes residuais, pagos para as pessoas que caíram na malha fina do leão, devido às inconsistências da declaração do Imposto de Renda, mas que posteriormente acertaram as pendências.

Outro ponto para ficar atento é que o pagamento ocorre por meio de uma fila de prioridade. Desse modo, quem faz parte do grupo de brasileiros idosos, que apresentam alguma deficiência de caráter física e/ou mental, receberá as quantias primeiro. Os cidadãos com fonte de renda principal atribuída ao magistério também receberão antes.

Nova forma de pagamento da restituição do IR

Neste ano, a novidade inclui receber a restituição por PIX. A opção está disponível para aqueles que optaram por usar a função de declaração pré-preenchida. Ademais, quem enviar a declaração no início do prazo também poderá colocar a mão no dinheiro mais cedo.

Para saber se a pessoa tem direito à restituição ou não, é importante ficar atento ao site da Receita Federal. A liberação também pode ser acessada pelo aplicativo. Se por algum motivo os valores não forem repassados, é possível resgatar a quantia em um ano e diretamente com o Banco do Brasil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário